04/03/2023 às 19h38min - Atualizada em 04/03/2023 às 19h38min

Morre o cartunista Paulo Caruso aos 73 anos

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O cartunista Paulo Caruso morreu na manhã deste sábado, 4, em um hospital em São Paulo, onde estava internado. O artista tinha 73 anos de idade e estava hospitalizado há algumas semanas para tratar as complicações de um câncer no intestino, diagnosticado em 2016.

Caruso era conhecido por fazer as charges dos entrevistados durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. 

A família do cartunista divulgou nota (confira a íntegra abaixo) informando que seu velório será realizado neste domingo, 5, na Funeral House, na capital paulista.

Personalidades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e colegas de profissão, como Laerte, se manifestaram e lamentaram a morte de Caruso.

O cartunista passou por diversos veículos onde deixou sua marca e consolidou sua carreira. Ele iniciou na profissão trabalhando para o Diário Popular na década de 1960, passando pela Folha de S.Paulo e pelo O Pasquim, onde trabalhou com Ziraldo e Millôr Fernandes, e pela revista IstoÉ. Suas caricaturas se tornaram referência para a história política do Brasil.

Gêmeo do também cartunista Chico Caruso, Paulo foi um 'hippie' na juventude. Cursou arquitetura na Universidade de São Paulo, mas nunca exerceu a profissão.

Além do irmão Chico, Paulo Caruso deixa cinco filhos e um neto.

Roda Viva

Paulo Caruso, desde a estreia do programa, nos anos 1980, integrou a bancada do Roda Viva, da TV Cultura. Suas charges acompanhavam as reações dos entrevistados do programa, um dos mais longevos da televisão brasileira.

Nota de pesar

"Morreu, na manhã deste sábado, aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso.

Internado há um mês para tratar das complicações de um câncer de cólon, contra o qual lutava desde 2016, Paulo não resistiu e veio óbito às 7:22.

Formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, Paulo foi, ao lado do irmão Chico Caruso, o maior chargista político do país, com trabalhos publicados nos maiores jornais e revistas nacionais.

Paulo ficou famoso por suas charges no programa Roda Viva, onde, desde 1987, emprestou seu talento às milhares de entrevistas no programa da TV Cultura. Com suas caricaturas e charges, faz parte da história política e social do Brasil.

Formado em Arquitetura pela FAU - USP, não seguiu carreira e começou como chargista no Diário Popular em 1960. De lá para cá, passou por diversos veículos de comunicação como O Pasquim, revistas Careta, Senhor e Istoé. Entre os diversos livros publicados, destaca-se As Origens do Capitão Bandeira, 1983, e outros com cenas irônicas que acompanham a história política brasileira, Ecos do Ipiranga (1984) e Bar Brasil na Nova República (1986). Além disso escreveu também São Paulo por Paulo Caruso - Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade (2004), em homenagem aos 450 anos da metrópole. Paulo Caruso recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, em 1994. Por sua habilidade para a sátira e para a caricatura, aliada à numerosa produção, sua obra é das mais conhecidas do país.

O Cartunista deixa cinco filhos, um neto e o irmão gêmeo.

A família agradece o apoio de todos e comunica que o velório será realizado amanhã, 5 de março, a partir das 11h, na Funeral House, Rua São Carlos do Pinhal, número 376." Fonte: Terra

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »