23/03/2023 às 10h15min - Atualizada em 23/03/2023 às 10h15min

Falso médico é flagrado fazendo exames de oftalmologia em Ji-Paraná

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um homem foi flagrado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) atuando como médico oftalmologista, sem formação para isso, em Ji-Paraná (RO), na última quarta-feira (22).

Segundo o Cremero, o flagrante aconteceu após uma denúncia. Quando a fiscalização entrou na ótica e questionou se havia médico no local a atendente apresentou o profissional que na verdade tinha formação de optometrista.

Ainda de acordo com o Conselho, têm sido frequentes as denúncias de profissionais optometristas atendendo como médico. Porém eles são responsáveis apenas "pela avaliação primária da saúde visual e ocular".

 

"Eles não podem nem mesmo formularem diagnóstico ou prescreverem receitas de óculos e lentes", comentou a Dra. Ellen Santiago, presidente do Cremero.

 

 

O nome do falso médico e da ótica onde aconteceu o flagrante não foram divulgados. A Polícia Civil acompanhou a fiscalização. O caso foi encaminhado para a 1ª Delegacia Civil de Ji-Paraná.

 

Outro falso médico há duas semanas

 

Um falso médico, só que na área de odontologia, também foi flagrado em Rondônia no início de março. O homem realizava procedimentos odontológicos através de materiais e instrumentais de uso exclusivo do cirurgião-dentista, em Candeias do Jamari (RO).

Ele foi alvo de uma ação do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO), em conjunto com a Polícia Militar (PM) e a Vigilância Sanitária. Segundo o CRO, o denunciado atuava como cirurgião, sendo que ele possuía apenas registro de Auxiliar em Prótese Dentária (APD).

Dessa forma, a atuação dele foi caracterizada como "exercício ilegal da profissão na odontologia, crime previsto no Código Penal (Artigo 282)". Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »