24/03/2023 às 09h50min - Atualizada em 24/03/2023 às 09h50min

Pioneiro e primeiro prefeito eleito de Ji-Paraná, Jotão morre aos 84 anos nesta sexta-feira, 24

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Morreu na manhã desta sexta-feira (24) o pioneiro e primeiro prefeito eleito de Ji-Paraná Roberto Jotão Geraldo. 
 
Nas redes sociais, sua morte é profundamente lamentada por familiares e amigos. O velório será realizado na Câmara de vereadores a partir das 14 horas desta sexta-feira. 

 
Roberto Jotão Geraldo foi o primeiro prefeito eleito de Ji-Paraná e tinha como vice-prefeito o radialista Valdemar Camata. Ele administrou o município de 1983 a 1988. Em 1986, os mandatos de prefeitos e vereadores em todo o Brasil foram prorrogados por mais dois anos para que não houvesse coincidência entre as eleições municipais e estaduais (também ocorrida em 1982).  
Durante uma homenagem que Jotão recebeu na Câmara de vereadores em 2019 ele disse que:
 
“Se um dia os senhores forem homenagear o fundador do 2º distrito, se lembrem que fui eu. Que segui a topografia do aterro da ponte [rio Machado], por dentro da mata, até dar na estaca zero, e ali marquei uma quadra para montar o posto [combustíveis]”, lembrou.

 
“Eu abri a primeira rua e dei o nome de Dr. Fiel. Eu construí a primeira escola e dei o nome de Escola Isolada Dr. Julio Guerra. Eu não fiz isso sozinho, eu fui ajudado por meus amigos que acreditaram no progresso e fomos abençoados por Deus”, acrescentou o ex-prefeito.
 
Jotão também disputou e venceu a eleição municipal de 1996 como vice-prefeito ao lado do ex-deputado federal Idemar Kussler. Com o encerramento do mandato, no ano de 2000, ele não disputou mais cargos políticos.
 
Nascido em Pederneiras (SP), Roberto Geraldo fez a primeira viagem para o Território Federal de Rondônia, em 1962, dois após a abertura da rodovia BR-29 (hoje BR-364). Até 1966, fez uma viagem por ano ao ex-território até decidir permanecer no Distrito de Rondônia (Vila de Rondônia), futura Ji-Paraná.

Fonte: Rul Notícias.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »