31/03/2023 às 16h23min - Atualizada em 31/03/2023 às 16h23min

CMDCA realizou com sucesso a IX Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em Cerejeiras

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Cerejeiras - CMDCA realizou, nesta quinta-feira (30), a IX conferência municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes na sede da Associação de Meninas e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC.

A conferência iniciou-se com a fala das autoridades e, na sequência, foram ministradas palestras pelos membros do Conselho estadual de direitos da criança e do adolescente - CONEDCA, Carlos Henrique Schineider e Marcia Cristina tesser que abordaram o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid – 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.


Participaram da Conferência aproximadamente 200 pessoas, com grande representatividade de adolescentes,  alunos de diversas escolas estaduais e municipais, além do vice-prefeito José Carlos Valendorf, secretario de fazenda Valdir Carlos, Secretaria de assistência social Vandira Valendorf, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA,  representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Instituições que desenvolvem políticas públicas para crianças e adolescentes,  professores, servidores públicos e sociedade civil organizada. A avaliação final do evento foi excelente, sendo alcançado o objetivo almejado com a programação. 

A participação dos adolescentes foi altamente positiva na elaboração das propostas, alcançando com a participação deste público, o que se esperava de melhoria em âmbito municipal e formulando propostas de nível Estadual para serem deliberadas na Conferência Estadual. Por fim, a escolha dos delegados, aconteceu de forma tranquila e democrática, assim como as deliberações das propostas em todas as esferas de governo, com cinco temas da mais alta relevância:

Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós- pandemia;

Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

O presidente do CMDCA de Cerejeiras, Sebastião Sampaio, destacou a importância do evento.
 
"A ativa participação das crianças e adolescentes foi fundamental para determinar as propostas de uso e aplicação de recursos e políticas públicas no âmbito municipal, estadual e federal. É direito deles escolher e apontar as mudanças necessárias no nosso município, o evento foi um sucesso graças ao empenho dos membros do CMDCA e parceiros que estão de parabéns pelo resultado positivo”. Avaliou Sampaio.
 


Confira abaixo galeria de fotos do evento:
 
Fonte: Gazeta Rondônia – Crédito de imagens: Gazeta Rondônia, CMDCA e Renato Novais.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »