O trigo é o segundo cereal mais cultivado no mundo, sendo responsável por assegurar o sustento na alimentação humana e animal durante milênios.
O Brasil produz atualmente cerca de 10,9 milhões de toneladas de trigo anualmente, entretanto, longe de alcançar a auto suficiência buscando produto em outros países, especialmente na Argentina e USA.
Os desafios decorrentes da baixa altitude, altas temperaturas e regime pluviométrico são obstáculos a serem enfrentados e vencidos pela tecnologia.
Neste sentido a Embrapa já tem trabalhado seriamente em pesquisa para desenvolver variedades adaptadas as condições do cerrado brasileiro, o que se concretizado provocaria uma verdadeira revolução na produção deste importante cereal.
Algumas variedades já estão sendo introduzidas com sucesso, e neste intuito que o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa encontrou campo fértil para levar para o solo o experimento para o cone sul do estado de Rondônia.
O pesquisador Hugo Dan informou que já foram realizadas pesquisas na safrinha 2017-18 porém sem muito sucesso. Com o lançamento de novas cultivares neste intervalo de tempo o cultivo do trigo passa novamente a ser avaliado.
Um dos exemplos é a área comercial teste implantada na Fazenda Irmãos Demarco. Segundo o produtor Claudinei Demarco, junto a Copama e Embrapa, foram obtidas sementes e foi realizado um plantio de área de 10 hectares, já considerada de fins comerciais, onde serão realizadas as observações técnicas no tocante ao desenvolvimento da cultura, que poderá vir a ser mais um importante componente no elo produtivo do Cone sul de Rondônia.
A variedade plantada objeto dos experimentos na estação, é a Cultivar BRS 404 da Embrapa e existe confiança de que venha a se adaptar bem as condições de clima e solo e clima da região.
É, portanto, mais uma ação que identifica o pioneirismo e a busca de novas e consistentes alternativas econômicas que caracterizam os produtores da região de Cerejeiras, com a constante incorporação de novas técnicas e busca de aprimoramento na atividade.