Quem circula pelas ruas de Porto Velho deve ter percebido um novo sistema de monitoramento instalado. Mas para que ele serve? Como funciona? Sabia que apertando um botão é possível pedir ajuda à polícia? Abaixo o site responde os principais questionamentos e lista curiosidades sobre o novo sistema de segurança.
Em Porto Velho, o sistema interativo foi instalado em pontos onde existe maior fluxo de pessoas e com índices de criminalidade mais recorrentes, como em praças públicas e centros comerciais.
Além da capital, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) tem uma previsão de instalar postes de monitoramento em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
De acordo com a Sesdec, 82 totens devem ser instalados pelo estado:
O sistema interativo foi instalado para auxiliar nas atividades rotineiras das forças de segurança, preservando a ordem pública e atender situações de emergências, segundo a Sesdec.
O objetivo é reduzir os índices de violência e criminalidade, ampliando o monitoramento das cidades, sobretudo em locais vulneráveis. A secretaria também prevê que o sistema reduza o tempo de resposta no atendimento ao cidadão.
Imediatamente, a pessoa será atendida pelo Centro Integrado de Operações (CIOP) e uma equipe de plantão é enviada para atender a ocorrência.
Segundo a Sesdec, a princípio os postes não oferecem o serviço de aferição de velocidade.
O sistema também não servirá, inicialmente, para aplicação de multas. Sua utilização é voltada às atividades de segurança desenvolvidas pela Sesdec. Fonte: G1