O Corinthians anunciou na tarde desta segunda-feira (1) que Vanderlei Luxemburgo vai ser o treinador da equipe até dezembro de 2023. O técnico já treinou a equipe nesta tarde e vai estar no banco de reservas amanhã, na partida contra o Independiente del Valle, pela Libertadores, na Neo Química Arena, às 21h.
O profissional de 70 anos substitui Cuca, que pediu demissão do Corinthians após apenas duas partidas e polêmicas envolvendo uma condenação por estupro em 1989.
Apesar de ter sido abraçado por todos os jogadores após conquistar a vaga nas oitavas de final do torneio, Cuca não aguentou a pressão vinda das arquibancadas e das redes sociais por conta de uma acusação por estupro de uma jovem de 13 anos, na Suíça, em 1987, durante uma excursão do Grêmio na Europa.
Luxa será o terceiro treinador em 2023 a comandar o Corinthians e tem pela frente compromissos pela Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Com um elenco caro e sem ganhar títulos desde 2019, a pressão por bons resultados e desempenhos é grande entre a torcida.
O "professor" vem para a terceira passagem no comando técnico do Timão. A primeira foi em 1998, quando conquistou o campeonato brasileiro, e a segunda em 2001, quando se sagrou campeão paulista.
O último trabalho de Luxa foi no Cruzeiro, na reta final da Série B, em 2021, quando ajudou o clube mineiro a se livrar do rebaixamento.