A JBS S/A foi condenada em R$ 20 milhões por descumprir normas do combate à Covid-19 em um frigorífico de São Miguel do Guaporé (RO) e com isso facilitar a contaminação pelo vírus de diversos funcionários e moradores da cidade.
Uma Ação Civil Pública contra a empresa foi proposta em 2020 pelo Ministério Público do Estado e pelo Ministério Público do Trabalho e julgada procedente pela 2ª Vara do Trabalho em Ji-Paraná.
Foi constatado que na unidade da empresa em São Miguel existiam diversas irregularidades como o mal funcionamento do setor médico, ausência de notificação e afastamento de funcionários sintomáticos, insuficiência de EPI's, desrespeito ao distanciamento mínimo entre linhas de produção, descontrole de aglomerações, entre outras.
Essas irregularidades teriam causado uma rápida propagação do vírus e entre os moradores da cidade, devido a relevância do frigorífico no município.
Ao G1, a JBS informou que não comenta processos judiciais em andamento. Também disse que desde o início da pandemia vem trabalhando com o objetivo de garantir a saúde e segurança dos colaboradores. "Para isso, a Companhia adotou um robusto protocolo, com rigorosas medidas preventivas em todas as suas instalações, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde internacionais e nacionais." G1