24/05/2023 às 07h10min - Atualizada em 24/05/2023 às 07h10min

Rondônia: café robusta amazônico cresce em sustentabilidade

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Os produtores de robusta amazônico de Rondônia estão trabalhando para dar ao café que cultivam um forte vínculo com a sustentabilidade. O produto está em exposição na feira Rondônia Rural Show Internacional, que teve início nesta segunda-feira (22). A Caferon (Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia) representa 10.400 produtores de robusta amazônico e levou para a feira nove marcas do café especial torrado. A Região Matas de Rondônia para Robustas Amazônicos foi reconhecida como a primeira Indicação Geográfica, do tipo Denominação de Origem, de café canéfora sustentável do mundo em junho de 2021, e inclui 15 municípios do estado do Norte do País. O título agrega valor aos cafés especiais da região.

Bruna Garcia/ANBA

Juan Travain: Denominação de Origem traz mais oportunidade de negócios

Segundo Juan Travain, presidente da Caferon, o terroir tem três pilares, o bioma amazônico, a umidade de 70% a 77% e o calor de, em média, 27 graus, que faz a planta vegetar mais. Travain contou à ANBA que a parte biológica é muito importante para dar a qualidade ao café. “Temos uma riqueza biótica muito forte. Este é um produto novo, fruto do cruzamento das variedades conilon capixaba com a do robusta puro”.

A Caferon vem realizando eventos para conscientizar os produtores sobre as boas práticas de sustentabilidade desde a obtenção da denominação de origem, há dois anos. Segundo Travain, a associação conta com mulheres e indígenas que produzem café e valoriza a diversidade.

“Para obter o selo de Denominação de Origem, a propriedade precisa ter o certificado de sustentabilidade, que implica boas práticas socioambientais. Para o café ser considerado especial, ele tem que ter mais de 80 pontos e estar de acordo com as normas ambientais. O café até 79 pontos da região é considerado gourmet, por ter uma qualidade superior ao tradicional”, disse.

Ronieli Hel: café especial premiado

As marcas de café robusta amazônico especial torrado representadas na Rondônia Rural Show 2023 são Hel Café, Café da Luz, Café Don Bento, Café Aruá, Café Lagoa da Mata, Café Canindé, AF Café, Fabian Cafés e Alfa Café. O Hel Café, de Novo Horizonte do Oeste, ganhou o primeiro lugar no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) na edição 2021. O Café da Luz, de Cacoal, levou o título de segundo melhor café do ano na Semana Nacional do Café em Minas Gerais, na categoria canéfora em 2022.

O estado de Rondônia já exporta café cru para a Coreia do Sul, Espanha, Taiwan, Rússia, China e Austrália. Segundo o presidente da Caferon, já foi enviado café verde também para o Líbano e os Emirados Árabes. O café torrado só é vendido no mercado interno. Segundo ele, 72% da produção vai para a indústria de café solúvel.

O estande da Caferon na Rondônia Rural Show 2023 está localizado no pavilhão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e está realizando degustações das marcas de robusta amazônico ao longo de todo o dia. A feira multissetorial vai até sábado (27). Fonte: Anba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »