24/05/2023 às 16h57min - Atualizada em 24/05/2023 às 16h57min

Cerejeiras: Um destaque promissor no cenário do agronegócio regional

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O município de Cerejeiras, localizado ao sul de Rondônia, com área de 2.783,31 km², com topografia majoritariamente plana, altitude de 277 metros, a 800 km da capital Porto Velho, estação das águas começa a partir de outubro e vai até abril com chuvas mais regulares, os índices pluviométricos chegam a mais de 300mm nos meses mais chuvosos.

Nasceu com projetos de colonização do Incra, suas terras foram distribuídas a partir de 1976, bem como surgiu seu núcleo de povoamento nessa mesma época, com a marca dos solos mais férteis do país, assim surgiu a vocação para agricultura e pecuária, sendo confirmada tal identidade com o passar dos anos, houve um boom populacional e econômico com a leva de migrantes que chegavam de outros estados e também com extração de madeiras nativas, chegou a ter mais de 50 serrarias em funcionamento na área urbana e uma população estimada em 30 mil habitantes, contava até então com os Distritos de Boa Esperança (Corumbiara) e Pimenteiras do Oeste.




Passado esse ciclo, que coincide com outros municípios Rondoniense, Cerejeiras voltou a um patamar de desenvolvimento mais lento, contudo gradativo, principalmente em valorização de áreas rurais. Até o final da década de 90 o município, assim como, a região adjacente tinha uma agricultura de base familiar, com mão de obra puramente braçal, produção de subsistência e aqueles que produziam um pouco mais vendiam para cerealistas locais, os principais produtos eram arroz, feijão e milho, algumas lavouras perenes tipo café e banana, mas não duraram por muito tempo. A pecuária, por sua vez, contribuía com a produção de leite e gado para corte.

Início da Nova Era de Desenvolvimento de Cerejeiras
 
Desde o final dos anos 90 os rumos do agronegócio mudaram por aqui, começaram a surgir a agricultura intensiva, mecanização de terras para plantio de lavouras em larga escala, com técnicas e tecnologias avançadas, quase sempre se iniciavam pelo plantio de arroz, e com passar dos anos foi inserida a soja; Há registros que o agricultor Anildo Ritter foi o primeiro a plantar soja no estado de Rondônia, com incentivo da Embrapa, esse experimento iniciou-se por Cerejeiras, Sr. Anildo tinha propriedade na linha 06 (seis) onde constantemente eram realizados Dias de Campo por aquela empresa, a fim de estimular produtores rurais para nova modalidade de cultivar a terra.

Veja a reportagem de fevereiro de 2003 anunciando Dia de Campo da Embrapa em Cerejeiras que trazia novidades do plantio de arroz e soja, na ocasião a Embrapa já estimava uma área de 700 mil hectares aptas para a modalidade de agricultura no Cone sul de Rondônia: Dias de campo mostram potencial de Rondônia na produção de grãos

Com o avanço dessa modalidade de agricultura, logo, grandes empresas como a Amaggi, que iniciaram suas atividades em 29/09/1997, e a Cargill 24/08/2005, pioneiras nesse setor na região de Cerejeiras, despontaram como impulsionadoras desse cenário. Ambas as empresas investiram na instalação de secadores e armazéns, impulsionando o financiamento, fomento e aquisição de grãos para exportação. Esse progresso não parou por aí. Atualmente, Cerejeiras abriga dezenas de empresas aplicadas diretamente ao agronegócio, demonstrando seu potencial como um verdadeiro polo nesse segmento.

Alguns exemplos notáveis ​​incluem e
mpresas instaladas em Cerejeiras ligadas ao agronegócio.



Disponibilidade de crédito e investimentos: Cerejeiras conta com 07 instituições financeiras, sendo 03 cooperativas de créditos e 04 bancos que oferecem serviços especializados para investidores e empreendedores locais, tanto da cidade quanto do campo. Essas empresas auxiliam na captação de recursos, orientação financeira e planejamento estratégico, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade.



Outras diversas empresas complementam esse rol, segundo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) plataforma do Governo Federal, o quantitativo de empresas em Cerejeiras somava até março de 2023, 1.618 empresas ativas, grandes e pequenas, vão desde pequenas assistências, oficinas mecânicas, revendas de peças, abrasivos, concessionária de maquinas agrícolas, profissionais da rede agronômica, escritórios contábeis, rede hoteleira, postos de combustíveis entre outras varejistas.



Parque Industrial: A administração pública através da prefeitura percebendo o crescente número de empresas a se instalarem em Cerejeiras, logo tomou uma iniciativa estratégica ao criar o Parque Industrial Aurélio Milioransa.

O Parque Industrial, localizado às margens da BR 435, na saída para Corumbiara, é um espaço especialmente projetado para abrigar empresas que desejam adquirir seu próprio espaço. Com uma área ampla de 35.000 m², o parque oferece uma infraestrutura adequada e vantajosa para os estabelecimentos de negócios. Desde a sua inauguração, 16 empresas já se estabeleceram e estão operando no Parque Industrial Aurélio Milioransa. Essas empresas, tanto as novas que chegam à região quanto as já existentes em Cerejeiras, encontraram nesse ambiente uma oportunidade única para impulsionar seus negócios.



Infraestrutura agropecuária: Com uma infraestrutura que ainda precisa ser melhorada, mesmo assim, a cidade de Cerejeiras destaca-se pelos setores agrícola e pecuário. Em um raio de 20 km da área urbana, há pelo menos 13 secadores de grãos, que recepcionam e armazenam soja, milho e arroz, garantindo qualidade e prontidão para o mercado. Além disso, há outros estabelecimentos de recebimento e armazenamento de grãos um pouco mais distantes.

Embora a agricultura seja predominante, a pecuária ainda é relevante em Cerejeiras. A atividade conta com duas fábricas de laticínios locais e dois frigoríficos localizados em cidades vizinhas, Chupinguaia e Vilhena, que processam carne bovina em grande escala.

Essa infraestrutura agropecuária é essencial para o desenvolvimento dos setores na região. Os secadores de grãos e as instalações de processamento de carne contribuem para a qualidade e competitividade dos produtos.



Cerejeiras destaca-se como uma região propícia para a produção agrícola e pecuária, impulsionada por sua infraestrutura e pelos produtores locais. Com recursos naturais favoráveis e uma sólida base agropecuária, a cidade continua a prosperar, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.


 
Dados da produção agrícola/soja e milho Cerejeiras safra 22/23, estimativa somente do munícipio de CerejeirasDados pecuária Cerejeiras – Fonte, senso agropecuário 2022 – Idaron
 
Veja aqui os dados completo da produção agrícola no Cone Sul de Rondônia
 
Polo de agricultura: Cerejeiras, um município em ascensão, consolidou-se como sede de um micro polo agrícola. Além de abrigar a produção em sua própria área territorial, também serve como suporte para toda a região circundante, com uma extensão estimada em 180 mil hectares destinados ao plantio. A capacidade desse polo é de atingir, pelo menos, 300 mil hectares de área plantada.

Graças à presença das empresas estabelecidas no município, Cerejeiras oferece suporte às localidades vizinhas de sua microrregião, como Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Colorado do Oeste e parte de Chupinguaia. Como uma cidade satélite dessas regiões, possui uma malha viária de extrema importância, atravessando seu território.

A rodovia BR 435 conecta-se à BR 364, proporcionando uma rota que se estende ao norte, levando à capital e aos portos do Madeira, e ao sul, ligando-se ao restante do país.

Cerejeiras também é atravessada por uma outra rodovia, que conecta Comodoro-MT à Zona da Mata Rondoniense. Essa estrada desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da região, e já conta com pavimentação asfáltica de Cerejeiras a Corumbiara. A partir dessa última cidade, encontra-se em andamento uma nova etapa de pavimentação, abrangendo um trecho de 84 km que se estenderá até a cidade de Parecis. Essa obra será essencial para a logística da produção local, permitindo o escoamento dos produtos até o mercado consumidor.

Cerejeiras, com sua infraestrutura viária estratégica e a consolidação do micro polo agrícola, está se tornando um centro regional importante para a agricultura. Através da cooperação entre as empresas fixadas na cidade e as localidades vizinhas, a região está impulsionando seu potencial produtivo e contribuindo para o desenvolvimento econômico como um todo. Com sua localização privilegiada e as melhorias contínuas na infraestrutura, Cerejeiras está preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades futuras no setor agrícola.



Capacidade de expansão

Cerejeiras vai muito além do que já foi exposto até o momento. A cidade se destaca por sua visão progressista e pela busca constante de desenvolvimento em diversos setores. Com uma infraestrutura exemplar, Cerejeiras orgulha-se de contar com 100% da área urbana com rede de esgoto instalada e água tratada, garantindo qualidade de vida e saneamento básico adequado para toda a população.

Um dos setores em pleno aquecimento é a construção civil. A escassez de mão de obra é evidente frente ao grande número de construções em andamento. A demanda por aluguéis residenciais também é notável, refletindo o crescimento populacional e a necessidade de novas moradias.

Em 2022, a concessionária de energia, Energisa fez um investimento significativo de 55 milhões de reais para ampliar o potencial de energia elétrica em Cerejeiras. O aumento de 25% na capacidade energética, disponibilizando 15 MVA (Mega Volt Ampére), é suficiente para atender a uma cidade com 60 mil casas populares. Esse investimento estratégico demonstra o compromisso em suprir as necessidades energéticas da região em constante crescimento.



O agronegócio é uma das principais forças impulsionadoras da economia local. Com um grande potencial produtivo na base alimentar animal, Cerejeiras está apta a abrigar fábricas de rações, incrementar a piscicultura intensiva e implementar granjas de suínos, aves para abate e produção de ovos. Além disso, há oportunidades para o cultivo de outras culturas, como café, milho de pipoca, algodão, girassol, produção de sementes e até mesmo trigo, se adaptado às condições locais. A cidade também pode se tornar um centro de pesquisas agronômicas, e receber agroindústrias para processar sua própria produção, gerando empregos e renda para a população.

Veja o experimento com plantio de trigo em Cerejeiras
 
O cooperativismo tem sido uma prática bem-sucedida em Cerejeiras, unindo forças e impulsionando o desenvolvimento econômico local. Os cooperados encontram benefícios mútuos ao trabalharem em conjunto, fortalecendo ainda mais a comunidade.



Outro setor com grande potencial é a produção de etanol a partir do milho. Um projeto de instalação de uma usina produtora do combustível já esteve em tramitação, evidenciando a visão empreendedora da cidade em buscar alternativas sustentáveis e geradoras de emprego.

Apesar dos avanços, alguns setores ainda requerem fortalecimento. A pecuária, por exemplo, pode se beneficiar da ampliação do plantel bovino com manejo intensivo, genética de qualidade e técnicas de confinamento, tanto para a produção de carne quanto de leite. Investimentos na instalação de universidades para educação profissionalizante e nível superior também são essenciais para formar profissionais capacitados que atendam às demandas do mercado local.

Cerejeiras busca atrair mais empresas a fim de gerar empregos e renda, sustentando seu desenvolvimento contínuo. Com um potencial diversificado e uma visão empreendedora, a cidade está pronta para se consolidar como um importante polo econômico na região, impulsionando o progresso e oferecendo um futuro promissor para seus habitantes.

Fonte: Repertório Agro.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »