06/06/2023 às 17h22min - Atualizada em 06/06/2023 às 17h22min

Equipes finalizam semana de reuniões da fase de transição de gestão da reitoria do IFRO

Gazeta Rondônia
Ascom IFRO

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Um momento de comemoração coletiva marcou a semana de reuniões entre equipes para transição de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Um café da manhã compartilhado com apresentação artística de servidores foi realizado na sexta-feira (2) na Reitoria, em Porto Velho, marcou a finalização dos encontros. A nova gestão do IFRO para o quadriênio 2023–2027 deu início à fase de transição no dia 29/5/2023, por meio de reuniões com setores e servidores. Foram realizadas tratativas para estabelecer a continuidade das ações e para que não haja nenhuma interrupção das atividades da instituição.

Nas palavras do Reitor eleito, professor Moisés José Rosa “a gestão do IFRO tem de ser feita de forma compartilhada, sendo necessário aprofundar o diálogo interno, reforçar a transparência decisória, descentralizar e aprofundar a participação de diversos segmentos da comunidade acadêmica no âmbito dos assuntos que lhe são pertinentes”.


Segundo Moisés, “a semana de transição foi muito proveitosa. A equipe conseguiu dialogar com servidores de vários setores e, a partir dessa interação, foi possível coletar informações sobre os setores e os processos em andamento.

 
“Agradeço imensamente ao Professor Edslei e a todos/as servidores/as da Reitoria pelo acolhimento e partilha de informações imprescindíveis para o início de uma nova gestão. Penso que avançamos muito a partir dessa ação de transição, o que significa um crescimento institucional. O IFRO ganha, os servidores ganham e a sociedade ganha muito mais com essa unidade”, finaliza Moisés.

A expectativa é levar à frente o trabalho que já vinha sendo feito pela gestão anterior, sem nenhuma ruptura. Para que o processo de transição ocorra, foram designados 48 servidores da Reitoria e dos campi, distribuídos por áreas estratégicas, cujo objetivo é obter um diagnóstico abrangente, reunir informações sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal, reunir as informações, identificar riscos, alertas, ilegalidades, necessidades de apuração dos órgãos de controle e situações que exigem algum tipo de decisão que antecede a posse.

Marcos Barros Luiz, docente do Campus Guajará-Mirim, avalia que “o processo de transição de gestão IFRO, realizado na semana de 29 de maio a 02 de junho de 2023, foi um marco histórico que ressalta a maturidade democrática de nossa amada instituição. Motivados pela continuidade e aprimoramento dos processos, as reuniões entre os membros de cada equipe foram marcadas por diálogos abertos, respeitosos e repletos de aprendizados. Para mim, o maior deles foi compreender a gestão para além da carga processual, respeitando a motivação de cada indivíduo que contribui ou contribuiu para o êxito dos processos institucionais. Conhecer esta história e saber que podemos cooperar ainda mais é o que nos motiva neste novo ciclo de gestão”.

Segundo avaliação da equipe de transição, ao que tudo indica, as ações do IFRO estão totalmente equilibradas e pacificadas, no que diz respeito aos contatos pessoais com servidores e alunos, trazendo uma responsabilidade muito grande à nova gestão, que tem ciência do tamanho dessa responsabilidade, mas está animada para trabalhar em conjunto e fazer uma gestão digna no âmbito institucional.
 
“A transição de gestão é um momento de exercício da democracia visando a continuidade das ações, de forma menos impactante para a comunidade interna. Foi um momento ímpar pela receptividade e pela troca de conhecimentos”, analisa Marcia Cristina Tesser, do Campus Ji-Paraná.

O Técnico em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste, Thiago Duarte Mielke, ressalta que “na semana de transição foi possível reconhecer os trabalhos e acompanhar o cotidiano das atividades no âmbito da Reitoria. Foi um momento único e bastante acolhedor! Durante a semana eu tive oportunidade de acompanhar a equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) que de forma leve e compassada nos apresentou o relatório de suas ações, apontando as atividades executadas, atividades em andamento e, também, aquelas de fluxo contínuo. Foi possível perceber a necessidade dos campi em entender melhor a Reitoria, como também, a Reitoria entender melhor os campi. Posso afirmar, com toda certeza, que esta foi uma semana de muito crescimento. Desejo votos de sucesso à nova gestão que assumirá os trabalhos a frente do IFRO nestes próximos quatro anos”.
 
Experiência

Sobre a realização desse momento oficial de transição administrativa no IFRO, a Diretora de Gestão de Pessoas, Jaqueline Andrade, explica que foi uma experiência nova. “Sou servidora do IFRO desde 2011, e esta foi a primeira vez que vi ser realizada uma atividade de transição administrativa no âmbito do IFRO. Acredito que a transição é de extrema importância para o fortalecimento da instituição. As atividades realizadas ao longo da semana visaram realizar a transição das responsabilidades e conhecimentos da equipe gestora atual para a equipe de gestão ingressante. A transição de atividades teve o intuito de amenizar a adaptação da equipe ingressante à rotina de procedimentos executados na Reitoria do IFRO e que refletem em toda a instituição, a intenção foi garantir uma transição de gestão responsável e tranquila ao IFRO”.

Na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), “foram realizadas reuniões com os representantes da DGP e DAP (Jaqueline Andrade e Renato Vieira) juntamente com a os servidores da equipe ingressante (Mauro Alcântara, Nicole de Moura e Janiana da Mota). As reuniões foram bem produtivas e tiveram o objetivo de passar um panorama atual da Diretoria de Gestão de Pessoas, realizar a explicação de alguns fluxos de trabalho, bem como elucidar dúvidas da equipe ingressante quanto a atividades do setor”, destacou Jaqueline.

Docente no Campus Vilhena, Marco Antônio Augusto de Andrade avalia que “participar dessa enriquecedora experiência concedeu-me a valiosa oportunidade de compreender o funcionamento da Reitoria, ao mesmo tempo em que me permitiu estabelecer conexões significativas e expandir minha rede de contatos. Essas interações proporcionaram-me a base necessária para desenvolver soluções concretas e eficazes, visando enfrentar os desafios propostos ao IFRO”.

Também de Vilhena, o Professor Mauro Henrique Miranda de Alcântara conta que a “semana de transição foi importante para que a equipe representando a nova gestão pudesse realizar uma radiografia da situação institucional e, também, ter um primeiro contato com a equipe atual. Foi um importante momento de diálogo e troca de experiências, para que possamos manter os processos, mas também, planejar as próximas ações institucionais, respeitando o PDI e o plano de gestão vitorioso nas urnas”.
Segundo a Coordenadora da CEA (Coordenação de Exames e Admissão), Carla Coêlho, “a ordem é facilitar e colocar à disposição o que for preciso para apoiar a transição, que, na prática, já começou. Conversamos sobre questões do ponto de vista pedagógico e administrativo que consideramos importante nesse momento. O momento é de esforço conjunto”.

Servidora da Reitoria, Janiana Dantas da Mota, explica que a semana foi intensa. “Cheia de muito trabalho, mas de uma interação satisfatória entre todos os envolvidos. O objetivo era tomarmos conhecimento das atividades desenvolvidas de forma genérica, pra que tivéssemos uma primeira compreensão dos desafios que nos aguardam. Não só alcançamos nosso objetivo, como desenvolvemos boas (e em alguns casos também novas) relações”. Ela completou dizendo que tiveram receptividade e acolhimento nos setores. “Finalizamos a semana envolvidos num momento de alegria entre todos. Temos muitos desafios, mas certos de que o Instituto Federal tem profissionais de excelência que não medirão esforços pra que cada vez mais o IFRO seja para todas e todos”.

Confira AQUI a portaria que nomeou os integrantes da Comissão para transição de Gestão do IFRO.

Reitor Substituto

Com o encerramento do período da gestão Pro tempore do Professor Edslei Rodrigues, no dia 4 de junho, até a nomeação do Professor Moisés José Rosa, Reitor eleito, assumiu a gestão do IFRO como Reitor Substituto, o Professor Gilmar Alves Lima Júnior. “Ratifico que toda a documentação para o processo de posse do Reitor eleito está encaminhada, em trâmite nas instâncias como SETEC, MEC e Casa Civil. Aguardamos, sem data definida, mas a priori, com brevidade, que a nomeação seja publicada. Até publicação, estou à disposição da comunidade do IFRO na função de Reitor Substituto, para dar andamento nas atividades, mantendo a normalidade dos nossos processos internos, a representatividade da nossa Instituição e o avanço nas tratativas e demandas inerentes ao setor e função, ratificando os compromissos assumidos como gestor, desde 2015, em especial nos últimos 9 meses na Gestão Pró-tempore. Nos próximos dias teremos agenda de reuniões na SETEC/MEC, a participação na Reunião Ordinária do Conselho de Reitores (Conif), além de uma agenda interna, que inclui as reuniões do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior do IFRO, dentre outras pautas programadas. Reforço que nosso canal de diálogo está permanentemente aberto”, explicou.
 
Fonte: Ascom IFRO.

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