Rondônia vai receber 75 novos profissionais, através do Programa Mais Médicos, do governo federal. No total, concorrem às vagas nada menos do que 1.407 candidatos, todos com CMR, seja por formados em universidades brasileiras, seja por formação no exterior, a imensa maioria com aprovação no Revalida.
Em números, são mais de 18 candidatos para cada uma das vagas disponíveis. Os candidatos fizeram sua inscrição observando três critérios prioritários:
Perfil 1; reuniu médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com registro no Conselho Regional de Medicina – CRM, foram 471 candidatos.
Perfil 2; médicos brasileiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior, foram 862 os concorrentes.
Perfil 3; médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior, disputaram 74 candidatos.
Quanto às vagas remanescentes será feita uma reanálise a partir dos critérios dos profissionais inscritos por municípios e suas opções. Assim a entrada de profissionais brasileiros formados no exterior e depois de profissionais estrangeiros sem CRM, se dará a depender da adesão ou não dos profissionais do perfil 1.
Mais de 8 mil profissionais atuam no Programa Mais Médicos e o edital aberto agora, é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos.
O novo edital prevê a contratação, em todo o país, de nada menos do que 5.970 médicos, com um salário inicial de R$ 12.700,00 o que equivale, hoje, a 9,6 salários-mínimos. Do total dos futuros contratados, 1.000 vagas inéditas, serão destinadas somente para a Amazônia Legal proporcionalmente à população de cada Estado.