09/08/2023 às 17h50min - Atualizada em 09/08/2023 às 17h50min

Inscrições para o mestrado PROFNIT do IFRO se encerram nesta quinta-feira, 10

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está ofertando 15 vagas no Exame Nacional de Acesso para ingressantes no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). As inscrições estarão abertas até 23h59 (horário de Brasília) do dia 10 agosto de 2023. O início das aulas é em 2024, de acordo com o Calendário Acadêmico específico de cada Ponto Focal. No IFRO, o mestrado é sediado pelo Campus Porto Velho Zona Norte, na área de concentração: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente na página do PROFNIT Nacional, no link: https://profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-ena24/, onde também é possível ler o edital na íntegra. É necessário enviar o comprovante de pagamento através do preenchimento do Formulário de Envio de Comprovante de CadÚnico (até 23h59 do horário oficial de Brasília de 09/agosto/2023) ou de Pagamento da taxa de inscrição (até 23h59 do horário oficial de Brasília de 11/agosto/2023).

 O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e Etapa 2 (Análise Curricular). Cada etapa tem seu resultado preliminar, período recursal e resultado final em que cada candidato deve acompanhar. O resultado final do certame será divulgado após o enceramento dos procedimentos de heteroverificação, análise de PcD (pessoa com deficiência), condição de servidor, e adequação às vagas extranumerárias de cada ponto focal.

A Etapa 1 – Prova Nacional está prevista para o dia 23 de setembro de 2023, às 14h (horário de Brasília). A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do Ponto Focal escolhido, não sendo permitido realizar qualquer etapa em Ponto Focal distinto do escolhido para cursar.  A prova constará de 20 questões com múltipla escolha e apenas uma alternativa correta. O conteúdo abordado na prova abrangerá os seguintes tópicos: Tipos de propriedade intelectual, direito autoral e propriedade industrial, patentes de invenção e modelos de utilidade, desenho industrial, cultivares, indicação geográfica, marcas, topografia de circuito e programas de computadores, teorias e definições básicas de Inovação. A bibliografia de referência pode ser conferida em: https://profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-ena24/.

Esclarecimentos acerca do processo seletivo, inscrições e resultados da Etapa 1 devem ser dirigidos exclusivamente à Secretaria Nacional do PROFNIT, exclusivamente pelo e-mail [email protected].

IFRO

O Ponto Focal IFRO Porto Velho Zona Norte possui 15 vagas, que estão divididas entre as vagas sem reserva e as reservadas para Ações Afirmativas e para servidores da instituição. São 03 vagas para concorrência geral; 03 vagas para negros (pretos e pardos); 01 vaga para indígenas; 01 vaga para pessoas com deficiência; e 07 vagas para servidores do próprio Instituto Federal de Rondônia.

O número total de vagas ofertadas nacionalmente é 443 vagas, sendo 270 vagas abertas/sem reservas, 104 vagas para ações afirmativas, 58 vagas para servidores, além de 09 vagas adicionais extranumerárias.

Em Rondônia, a Coordenação do Programa é de responsabilidade dos Professores Márcio Rodrigues Miranda (coordenador) e Váldeson Amaro Lima (vice-coordenador). E o contato é o e-mail: [email protected] e o telefone: (69) 98401-1586, no horário de atendimento remoto das 8 às 12 horas.

Seleção nacional

A Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) publicou em 3 de julho o Exame Nacional de Acesso (ENA 2024) para ingressantes no PROFNIT no ano letivo de 2024. O PROFNIT foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) em junho de 2015. É um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de mestre. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por lei e dos ambientes promotores de inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses. É coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC (Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia) e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Os Pontos Focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do PROFNIT, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

Para conferir o edital completo, acesse: https://profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-ena24/.

Fonte: Ascom/IFRO.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »