19/08/2023 às 11h21min - Atualizada em 19/08/2023 às 11h21min

​Cláudia de Jesus realiza audiência pública com povos tradicionais em Costa Marques

Educação, regularização fundiária e políticas públicas para os territórios estarão entre os debates da audiência

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Na próxima segunda-feira, 21 de agosto de 2023, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), vai realizar uma audiência pública na comunidade Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, distante 714 quilômetros de Porto Velho, RO. O evento vai acontecer a partir das 08h30. Haverá debates e propostas para promover uma educação de qualidade nos territórios dos povos e comunidades tradicionais de Rondônia.

O objetivo do evento é escutar e compreender as principais reivindicações, denúncias e anseios dessas comunidades. A audiência pretende construir, em conjunto com a sociedade, ações que fortaleçam os direitos humanos e garantam o acesso à terra, com especial atenção aos povos da floresta.

 
“Será um momento de ouvir as populações das comunidades tradicionais e de nossa parte, propor políticas públicas e também solicitar mais investimentos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram de Costa Marques e toda a região do Vale do Guaporé”, disse a deputada.

Deve haver debates também sobre a regularização e demarcação dos territórios. Das nove comunidades quilombolas presentes em Rondônia, apenas duas foram regularizadas. E as denúncias de violações em territórios já titulados reforçam a urgência de soluções para o acesso a políticas públicas.
 
A audiência acontecerá dentro do IV Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Rondônia. Presentes no encontro, estarão representantes dos Indígenas Puruborá, Migueleno, Kujubim, Guarassugwe, Tupinambá, Canoe, Wajurú, Kaxinawá, assim como as Comunidades Quilombolas de Santo Antonio, Jesus, Turumã, Pedras Negras, Forte Príncipe da Beira, Santa Fé, Moura do Guaporé, Santa Cruz e Laranjeiras. As Comunidades Extrativistas de Rio Cautário, Rio Ouro Preto e Aquariquara, e a Comunidade Tradicional Ribeirinha do Baixo Madeira também marcarão presença, dando força a esse importante debate. 

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
 
Texto: Francisco Costa - Foto: Thiago Gomes.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »