JI-PARANÁ: Prefeito Joaquim Teixeira determina que todas as empresa terceirizadas sejam pagas até a próxima terça-feira, 22
Gazeta Rondônia
20/08/2023 12h21 - Atualizado em 20/08/2023 às 12h21
O prefeito em exercício, Joaquim Teixeira (PL), determinou o pagamento de todas as empresas terceirizadas até terça-feira (22). A decisão se dá após intenso diálogo entre os gerentes da empresa ATHOS e CONCEITO junto ao prefeito e seus secretários nesta semana.
Inúmeros funcionários de empresas terceirizadas haviam entrado em contato com o portal Fronteira 364 reclamando da falta de pagamento. A prefeitura afirmou que os atrasos nos repasses às empresas, em boa parte, ocorreram por conta da demora delas em enviarem as documentações requisitadas.
Em conversa com a Controladora geral do Município, Aleyce Tayne Baquer, os documentos requisitados são notas fiscais, folha de ponto, holerite, dentro outros.
“Isso serve de parâmetro para a gente garantir que a empresa está pagando os funcionários dela”, afirmou.
A controladora também alegou que a atual administração está tendo “cautela” em relação a desvios de função.
“Outra coisa que é uma cautela que essa gestão está tendo em relação a esses processos é sobre o desvio de função (…) você está contratado para uma função e está exercendo outra”, disse.
“Se um servidor desse entra na justiça, é certo que ele vai ganhar a causa. E a prefeitura também vai responder de forma solidária porque ela não fez esse acompanhamento de desvio de função. Então são essas cautelas que precisamos ter”.
“Se a empresa cumprir com a parte dela, tiver com a documentação tudo em dias, tudo bonitinho, não tem por que travar pagamento de nada. As coisas vão chegar em cada setor para sua devida análise e vai ser feito o pagamento”, finalizou a controladora.
Corte de funcionários
Joaquim Teixeira (PL) afirmou no podcast “Conversa Franca”, na última quarta-feira (16), que está “cortando muitos gastos” no município, devido a situação financeira da prefeitura.
“Estou diminuindo – esse final de mês vai ser bastante coisa – estou diminuindo servidores que não precisa (sic). Infelizmente, os servidores estão lá, tem a família dele, precisa dele? se não precisa, vou ter que tirar”.
O prefeito em exercício também falou sobre as empresas terceirizadas que estão há meses sem receber.
“Umas empresas terceirizadas que foi contratada, tem uns 300 (trezentos) servidores, com 3 (três) meses essa empresa não recebia. (…) não existe necessidade para isso. ‘Joaquim você está cancelando as empresas?’ não, estou diminuindo, vou diminuir. De 400 (quatrocentos) vou mandar lá para 100 (cem) pessoas. Vou pedir a empresa: ‘pode acertar com o servidor que eu não preciso’. Estou cortando na carne”, alegou.
“Estamos diminuindo despesa. Eu tenho que falar: ‘Secretário, diminuiu despesa’. Vamos economizar o dinheiro do imposto do cidadão, dono de casa, do empresário. É um dinheiro sagrado”, finalizou.
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
Fonte: Fronteira 364.