23/08/2023 às 09h01min - Atualizada em 23/08/2023 às 09h01min

Povos e comunidades tradicionais se unem por direitos e proteção a seus territórios

Foram três dias de muito diálogo e articulação de ações permanentes para garantir direitos básicos e a demarcação de seus territórios

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um grande encontro com indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas movimentou o município de Costa Marques entre os dias 19 e 21 de agosto. Tecendo uma rede de resistência e luta desde 2017, realizaram o IV Encontro da Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais de Rondônia, na Comunidade Quilombola do Forte Príncipe da Beira, às margens do rio Guaporé.

O tema deste encontro foi: Território e Educação: O grito de todos os povos!


Foram três dias de muito diálogo e articulação de ações permanentes para garantir direitos básicos e a demarcação de seus territórios. Em Rondônia, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, das nove comunidades quilombolas do estado, apenas duas foram regularizadas.

No primeiro dia do encontro, a mística de abertura foi uma caminhada por locais de sofrimento dos povos escravizados na construção da fortificação militar erguida há 248 anos para estabelecer o domínio português na região.



No segundo dia ocorreram debates e trabalhos em grupo sobre território, educação, saúde, mulheres, juventude e estratégias de fortalecimento da Rede. O último dia foi reservado à Audiência Pública convocada pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), com participação de representantes de órgãos públicos de várias esferas em busca de soluções para os problemas de desamparo e ameaças a esses povos.

Em carta pública denunciaram que “a ausência da demarcação dos territórios é uma das graves omissões e violências perpetradas contra os corpos que são parte ancestral e presente deste espaço chamado Rondônia, onde a invasão do agronegócio tem apoio político e financeiro do Estado causando a expulsão dos povos da terra”.

Também cobraram respeito aos territórios já demarcados com a garantia de segurança e integridade destes espaços que sofrem violências causadas por invasões e grilagem, roubo de madeira, contaminação dos rios, doenças por agrotóxicos, coação e ameaças contra as lideranças e comunitários.

A deputada que convocou a audiência disse que vai dar encaminhamento à pauta apresentada pela Rede de Povos e Comunidades Tradicionais, por considerar pertinente e urgente.
 
“A gente precisa ser porta-voz das comunidades junto ao governo do estado e ao governo federal para que as políticas públicas sejam alcançadas. Nosso intuito foi ouvir e conhecer a realidade para agir junto aos órgãos competentes”, disse Cláudia de Jesus.

O evento teve apoio da Comissão Pastoral da Terra, CESE, Fundação Rosa Luxemburgo, Misereor, Steyler Mission e participação do CIMI e REPAM.

Brigada da Juventude

Antecedeu o Encontro, entre os dias 16 e 18, no mesmo local, um evento de mobilização da Brigada de Juventude dos Povos de Comunidades Tradicionais de Rondônia, que este ano teve como tema: “Juventudes organizadas permanecem em seus territórios, repartindo sonhos e construindo um novo amanhã na Amazônia!” 

Participaram jovens indígenas, de reservas extrativistas, quilombolas e de assentamentos de reforma agrária. São juventudes reunidas dialogando sobre as suas vidas, a partir do chão dos seus contextos e territórios.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.



Fonte: Luciana Oliveira/News Rondônia.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »