29/08/2023 às 21h49min - Atualizada em 29/08/2023 às 21h49min

​Em Cerejeiras, laboratório municipal suspende atendimento à população por falta de servidores

Gazeta Rondônia

Moradores do município de Cerejeiras (RO) entraram em contato com a redação do portal eletrônico Gazeta Rondônia, na manhã desta terça-feira (29) relatando que o Laboratório Municipal de Análises Clinicas, Marlene J. Ferreira, localizado no Hospital São Lucas estava fechado para o atendimento público e voltaram para casa sem atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cerejeiras, informava por meio de um cartaz na portaria do Laboratório que as coletas de exames de rotina estão suspensas e que não haverá atendimento para a população nos dias 29 e 31 de agosto. O laboratório estava funcionando apenas para os exames de pacientes internados no hospital e casos de emergência.




Segundo apurado pela reportagem, que ouviu alguns servidores lotados na saúde municipal e que pediram para não serem identificados por receio de represálias, os serviços foram suspensos em razão de falta de efetivo, uma vez que duas profissionais lotadas no laboratório estão de licença médica por tempo indeterminado. A prefeitura estaria buscando suprir a ausência desses profissionais por meio de processo seletivo, mas ainda sem data prevista para a normalização do quadro efetivo.  

De acordo com um servidor da saúde, o laboratório tem 4 técnicos de laboratório com 13 plantões de 12 horas, 4 bioquímicos e 1 biomédica e os serviços estaria prejudicado por falta de atendentes.

Atualmente o Laboratório municipal oferece gratuitamente os seguintes exames:
 
Glicose
Lipidograma
Ácido Úrico
Uréia
Creatinina
TGO
TGP
Proteinas Totais e Frações
Amilase
Lipase
LDH – Desidrogenase Láctica
Fosfatase Alcalina
Biliburrina Total e Frações
Gama GT
ASLO
FR – Látex
PCR
Hemograma Completo
EAS
EPF
Tipagem Sanguinea
VDRL
B – HCG
Pesquisa de Plasmódio
Malária
Ferro Serico

Uma usuária do Sistema Sus que procurou o Laboratório Municipal nesta manhã de terça-feira e que foi ouvida pela nossa equipe de reportagem afirmou.

 
“A população não tem atendimento, mas acabou de chegar aqui uma viatura do sistema prisional com um preso que foi atendido imediatamente, isso é um absurdo, desrespeitoso com o povo que tanto precisa e não tem condições de pagar um exame particular”. Desabafou.
 


A equipe de reportagem do portal eletrônico Gazeta Rondônia, tentou contato com a diretora do hospital municipal São Lucas e com o secretário municipal de saúde, mas até a publicação desta matéria não teve nenhum retorno.
 
Fonte: Gazeta Rondônia – Crédito de Imagens: Internauta Gazeta Rondônia.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »