15/09/2023 às 21h47min - Atualizada em 15/09/2023 às 21h47min

Alunas do IFRO são classificadas para a etapa de validação de projeto no Programa Power4girls

Ajude o projeto a ser um dos finalistas

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O AudioTrap é um dos projetos que estão participando do Power4girls

Power4girls é uma competição que irá selecionar os melhores projetos que causem impacto positivo na comunidade, em parceria com o CONIF e com a embaixada dos Estados Unidos.


O projeto consiste em um aplicativo revolucionário desenvolvido por uma equipe composta por quatro meninas alunas do IFRO Campus Calama, Angelica Bechara - Diretora de Operações, Beatriz Rocha - Diretora de Marketing, Geovana Evangelista - Diretora de Conhecimento e Maria Luisa Gutierrez - Diretora Executiva, com a mentoria de Karen Reis e orientação do professor Marcio Miranda, com o intuito de proporcionar uma experiência inclusiva e inovadora para pessoas com deficiência auditiva.

O AudioTrap funciona através da detecção de ondas sonoras e sua conversão em alertas visuais e táteis. Ele utiliza o microfone do dispositivo para captar os sons do ambiente, e em seguida, traduz esses sons em alertas visuais e táteis com base em ondas sonoras. Isso permite que os usuários compreendam melhor o que está acontecendo ao seu redor, mesmo que não possam ouvir os sons. O AudioTrap oferece uma funcionalidade de geolocalização, permitindo que os usuários verifiquem a rota que irão fazer, evitando acidentes. O aplicativo possui um recurso de chat que permite que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem entre si de forma eficiente. Isso promove a interação social, a troca de experiências e a formação de conexões significativas e os usuários podem personalizar as configurações do AudioTrap de acordo com suas preferências e necessidades individuais. Isso permite que cada pessoa adapte o aplicativo para atender às suas próprias exigências e tornar a experiência mais confortável.

O projeto surgiu no IFRO - Campus Porto Velho Calama, por conta de um ocorrido em sala de aula que por pouco não resultou em um acidente. Após o acontecido, um professor do campus teve a ideia de desenvolver uma pulseira inteligente para que pessoas com Deficiência Auditiva fossem alertadas sobre situações de risco, encarregando-se de preservar a segurança do usuário.
A partir daí, o projeto foi inscrito no programa Power4Girls, que busca incentivar meninas a serem ativas no ramo da ciência e tecnologia. Além de proporcionar um amplo aprendizado em empreendedorismo, fazendo com que tenham mais voz em lugares de patriarcado
Nesta etapa de validação do projeto, é necessário conseguir, até o dia 17 de setembro, domingo, mais de 15 mil curtidas neste vídeo do instagram.


Para alcançar isso, precisamos da sua ajuda!
Acesse o link  acima e visualize o máximo que puder, compartilhe em suas redes sociais e envie para os amigos! Ajude a tornar o mundo em que vivemos mais inclusivo!

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »