Uma coisa puxa a outra: o clima em Rondônia está terrível, como está em pelo menos outros 14 Estados brasileiros. Como as frentes frias do Rio Grande do Sul estão enfrentando uma espécie de barreira climática, grande parte do país, incluindo toda a Amazônia, está sofrendo com termômetros que podem superar os 45 graus.
Nas últimas semanas, para piorar, várias cidades rondonienses enfrentaram temporais, rápidos, mas violentos, causando muitos danos materiais, mas, felizmente, nenhuma morte registrada. Na zona leste da Capital, os ventos inesperados derrubaram telhados, muros e portões de casas. A previsão é que o clima continue nessa espécie de inferno de calor por pelo menos mais uma semana e meia, a partir de agora.
A meteorologia também informa que os ventos e os temporais podem voltar, eventualmente e a Energisa, distribuidora de energia no Estado, tem orientado a população e redobrar os cuidados, quando as tempestades acontecerem, para que não haja acidentes e nem queima de eletrodomésticos.
O problema maior de um calor tão intenso é que ele atinge principalmente os idosos. Quem não tem ar condicionado ou ventiladores potentes em casa, não consegue dormir direito. Enchentes destruidoras no Sul; calor infernal no Norte: há algo de muito estranho acontecendo com o nosso clima.
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nossoGrupo de Whatsappsilencioso, sem debates ou comentários.