23/09/2023 às 18h56min - Atualizada em 23/09/2023 às 18h56min

Grafiteira se destaca nacionalmente pela sua arte

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Com pinturas e desenhos espalhados por vários cantos da cidade de Gravataí (RS) e do estado, Dâmaris Felzke da Rosa, de 32 anos, tem se destacado na região desde que decidiu fazer da arte sua profissão. Apesar das dificuldades, a grafiteira já teve a oportunidade de participar de grandes eventos no país e no mundo, mostrando um pouco de seu trabalho.

Ela esteve, por exemplo, na edição de 2019 do Graffiti Queens, festival que reúne artistas de vários locais em uma programação cujo intuito também é dar visibilidade a arte produzida por mulheres. 

Desde a infância, Dâmaris gosta de arte. Ainda na escola, desenvolveu um jornal, no qual os desenhos eram todos feitos por ela. Porém, com a chegada da adolescência, o fim da escola e as pressões referentes à estabilidade financeira, a gravataiense precisou desistir do que gostava de fazer. Foi então que entrou para o curso de Engenharia de Produção, em Santa Maria.

“Quando eu estava na faculdade comecei a me relacionar com um cara que era tatuador, e ele me influenciou a voltar com a arte. Depois, eu até cheguei a me formar e a exercer a minha profissão durante alguns anos, mas isso não era suficiente. Sempre que podia, eu estava pintando, porque sentia uma necessidade em me expressar dessa forma”, explica Dâmaris.

Durante um período, a grafiteira morou no Peru, onde trabalhou como gerente de restaurante e mantinha um ateliê nas horas vagas. Foi nesta época que decidiu participar de dois grandes eventos, que a fizeram se posicionar em relação à arte.

“Eu passei uns 20 dias só pintando e tendo contato com outras pessoas do meio, e foi após ter participado do Graffiti Queens, em São Paulo, que decidi que não queria mais essa vida dupla. Liguei pra minha mãe e falei que viveria de arte”, relata.

Apesar da chegada da pandemia em 2020, meses após a decisão pela vida artística, Dâmaris conseguiu manter a estabilidade financeira quando voltou para Gravataí, onde residem seus familiares. Foi investindo nisso que a pintora conseguiu, inclusive, participar de alguns eventos importantes tanto no Brasil quanto na Bolívia e no Peru. Atualmente, a gravataiense trabalha com todo tipo de arte visual, como: customização em roupas e objetos, telas, murais, oficinas e grafites. 

“Particularmente, uma das coisas que mais gosto de fazer é o cartoon. Tenho a Janete, que é uma personagem que faz tudo o que todas as mulheres gostariam de fazer, e a ideia é justamente essa, empoderar as meninas que a verem a serem tudo o que elas desejam ser. Já ouvi, inclusive, relatos de pais dizendo que as crianças passam por minhas personagens e interagem com elas, e isso não tem preço”, afirma.

Atualmente, Dâmaris também dá aulas particulares de desenho, pintura e grafite para pessoas acima de 10 anos e em escolas para turmas de até 20 alunos, dependendo da faixa etária. Para conhecer o trabalho da artista, basta acessar o @dm.tinta no Instagram, e/ou entrar em contato através do número (51) 99733-2121. Fonte: Giro de Gravataí

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »