06/04/2021 às 18h48min - Atualizada em 06/04/2021 às 18h48min

Em duas fases, mega operação entre Paraguai e Brasil destrói 3,4 toneladas de maconha

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Em duas fases realizadas em 2021 da mega operação em parceira conjunta entre o Paraguai e Brasil contra o narcotráfico na região de fronteira, com Mato Grosso do Sul, mais de 3,4 toneladas de maconha foram destruídos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (6) pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai.

A operação batizada como Nova Aliança, tem parceria de agentes da Senad e da Polícia Federal brasileira. No dia 8 de março, na primeira fase da ação, os agentes destruíram 1,5 mil tonelada de maconha, contra 1,1 mil toneladas das principais drogas apreendidas em todo o Mato Grossod o Sul nos últimos dois anos. 

Conforme a Senad, 80% de toda maconha produzida no Paraguai é destinada para o Brasil. A mega operação contou com 4 helicópteros e 170 policiais dos dois países. Agentes especiais do órgão e também da Polícia Federal do Brasil, foram à campo em busca das produções de maconha no Departamento (Estado) de Amambay, localizado na região norte do Paraguai, principal região produtora da droga no país.

Em 2020, a Senad e o Ministério Público do Paraguai destruíram mais 8 pistas de pouso e decolagem clandestinas usadas por traficantes no departamento de Amambay. Uma deles ficava a apenas 15 km de Ponta Porã (MS).

A secretaria ainda informou que essas pistas são consideradas pontos estratégicos de traficantes que transportam maconha e cocaína da Bolívia e da Colômbia e depois enviam para o Brasil. A operação segue por tempo indeterminado. Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »