Na busca constante por melhorias na qualidade de vida de seus cidadãos e no desenvolvimento tecnológico, o município de Cerejeiras (RO) está prestes a dar um grande passo em direção ao futuro com o lançamento do Projeto Cidades Inteligentes. O projeto iniciou a partir da indicação de Emenda de Bancada ao Orçamento Geral da União de 2023, recebendo o apoio do Senador Confúcio Moura (MDB). Os recursos destinados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) possibilitarão a concretização das metas estabelecidas.
A Prefeita de Cerejeiras, Senhora Lisete Marth, juntamente com a comissão local de acompanhamento do Projeto e a equipe de Coordenação do Projeto no IFRO, celebraram o início do projeto e aguardam com expectativa os benefícios que ele trará para a cidade.
As metas definidas para o projeto abrangem diversas áreas e vão auxiliar o município a melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Entre as metas estão instalação de pontos de acesso Wi-Fi público em áreas estratégicas da cidade, proporcionando acesso gratuito à internet para os cidadãos. Isso promoverá a inclusão digital e facilitará o acesso à informação. A infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) será aprimorada para garantir uma conectividade mais eficaz e confiável. Isso inclui a modernização de redes e sistemas de comunicação, inclusive os ambientes da saúde do município, que carecem dessa infraestrutura.
A terceira meta envolve a segurança pública, que será reforçada com a implantação de um sistema de videomonitoramento de última geração. Câmeras de alta resolução serão instaladas em pontos-chave da cidade, ajudando na prevenção e resolução de crimes. Outra meta é de aplicação dedicada, a qual será desenvolvida para a gestão dos serviços públicos municipais. Isso inclui agendamento de serviços, acompanhamento de obras públicas e interação direta com os órgãos governamentais.
As duas últimas metas são a de eficiência na gestão de frotas de veículos municipais, a qual será aprimorada com uma aplicação dedicada, o que permitirá um uso mais racional dos recursos, reduzindo custos e otimizando o transporte público. E, por fim, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) será desenvolvido para orientar a implementação de tecnologias digitais no município a longo prazo, de forma a garantir a sustentabilidade e a continuidade de ações relacionadas às melhorias tecnológicas.
Ao longo destes quase dois anos de projeto, o IFRO tem capacitado profissionais de tecnologia e contribuído na promoção da inovação em Rondônia. Agora essa experiência será aplicada no Cidades Inteligentes de Cerejeiras. O novo município, também contará com a colaboração do FSLab (Laboratório de Fábricas de Software) do IFRO Campus Vilhena, especializado na criação e implementação de soluções de software, desempenhando um papel fundamental na concepção e desenvolvimento das aplicações tecnológicas previstas no projeto. A equipe do IFRO que coordena o projeto é composta pelo Professor Marco Antônio Augusto de Andrade, Mestre em Engenharia de Software; pela Professora Valeria Arenhardt, Doutora em Tecnologia Ambiental; pelo Professor Carlos Hedi Minin, Mestre em Ciência da Computação; e pelo Professor Gilberto Pereira da Silva, Mestre em Administração.
“Com o apoio da comunidade e o investimento em tecnologia, Cerejeiras prepara-se para um futuro mais inteligente e conectado. O Projeto Cidades Inteligentes irá representar um grande passo para Cerejeiras (RO), tornando-a um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso do município em abraçar a inovação e a modernização em prol do bem-estar de sua comunidade”, avaliam os representantes do IFRO.
Fonte: Assessoria