11/11/2023 às 20h10min - Atualizada em 11/11/2023 às 20h10min

Grupo Norte de Comunicação negocia aquisição do SBT, Band e outras emissoras do Grupo Rondovisão em Rondônia

Gazeta Rondônia
Sérgio Pires

É um negócio de gente grande, depois de longas décadas sob o comando das irmãs Luciana e Adriana Furtado, filhas de Rômulo e Rita Furtado (ex-deputada já falecida), a concessão do SBT e da Band, além de emissoras do interior, em Rondônia, estão prestes a trocar de mãos.
 
Rômulo havia passado as concessões de emissoras de TV e rádios, que detinha desde que deixou o cargo de secretário geral do Ministério das Comunicações, no governo Sarney, à então sua esposa, Rita Furtado. Com a morte da mãe, o patrimônio passou às suas duas herdeiras, que agora estão negociando com o poderoso Grupo Norte de Comunicações, que já comprou outras emissoras, como o SBT do Tocantins.


Rômulo Furtado está em Porto Velho, comandando pessoalmente as negociações. O grupo comprador também tem emissoras de TV no Amazonas e em Roraima. O diretor geral do grupo é o empresário Sérgio Bringel, que atua em vários setores e está ampliando os tentáculos para além da sua sede, no Amazonas, para outros Estados, como o faz agora em Rondônia. Claro que tudo está sendo acertado no maior sigilo possível, embora algumas informações de bastidores, já se tenha ouvido.

Há uma grande preocupação, claro, para que não haja vazamentos de detalhes das conversações, principalmente com os milhões de reais envolvidos, ao ponto de funcionários do grupo (são mais de 50) estarem preocupados com seu futuro, porque, até agora, não se tem informações como os novos donos vão lidar com as equipes que compõem a estrutura das emissoras afiliadas em Rondônia.



Quem é o Grupo Norte de Comunicações?

Os futuros novos donos do SBT e emissoras do grupo que está sendo comprado, se apresenta como uma empresa que surgiu em 2020, “resultante da aquisição de emissoras de Televisão, Rádios e criação de portais de notícias em quatro Estados da região Norte”.

Continua a apresentação: “As quatros capitais do Norte onde estamos (Boa Vista, Manaus, Palmas e Rio Branco) representam um universo de 4 milhões e 400 mil de habitantes. Há também braços no grupo em Parintins, no Amazonas e Araguaína, no Tocantins. Segundo o site do Grupo Norte de Comunicação.

 
"Falamos com essa população por meio de multiplataformas: TV, rádio, portal e redes sociais. Nas quatro Capitais onde estamos temos a segunda colocação em audiência, conforme dados do IBOPE e do mercado.  Atualmente, somos a segunda maior rede de Comunicação do Norte do Brasil e em menos de 1 ano de existência”.
 
Se não surgir nenhum problema inesperado pelo caminho, é muito provável que o martelo seja batido e os documentos assinados ainda nesta semana que está começando. Equipes do grupo comprador já se reuniram com dirigentes atuais de quem está vendendo, para ultimar os detalhes, por enquanto mantidos sob o maior segredo possível. O problema é conseguir esconder informações num negócio grande como este e, mais ainda, quando se envolve empresas de comunicação.

O grupo Rondovisão de comunicação tem emissoras em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.

Fonte: Sérgio Pires.


Notícias Relacionadas »
Comentários »