24/11/2023 às 16h45min - Atualizada em 24/11/2023 às 16h45min

1° Seminário Estadual e Audiência Pública do Fórum Rondoniense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos aconteceu em Ji-Paraná

Evento reuniu lideranças de movimentos sociais, autoridades e especialistas para discutir medidas contra os efeitos dos agrotóxicos em Rondônia

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Na última terça-feira (21), aconteceu - no auditório do Instituto Federal (IFRO), de Ji-Paraná - o 1° Seminário Estadual e Audiência Pública do Fórum Rondoniense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, evento que reuniu lideranças de movimentos sociais, autoridades e especialistas para debaterem os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.
 
A cerimônia de abertura contou com a presença da coordenadora e da vice-coordenadora do Fórum Rondoniense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos - Dra. Jessica Alves Resende Freitas e Dra. Bruna Balbi - e outros convidados, como a deputada estadual Claudia de Jesus (PT); Gervano Vicent, advogado e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Gilvander Gregório, diretor da AGEVISA/RO; Wanderson Roger Azevedo Dias, professor e diretor-geral substituto do IFRO; Ernesto Ferreira dos Santos, da FETAGRO; e Leila Meurer, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA/RO).

 
No ciclo de palestras foram abordados temas importantes, como o avanço do agronegócio e a expansão dos agrotóxicos em Rondônia, os danos dos agrotóxicos à saúde do trabalhador, contaminação de áreas agrícolas e não-agrícolas, bem como os estragos causado pelos agrotóxicos e seus danos permanentes à saúde humana e animal. 
 
Além disso, outros palestrantes falaram sobre a atuação do MPE frente aos danos ambientais por não cumprimento da legislação, o licenciamento ambiental das atividades relacionadas a agrotóxicos e as notificações por exposição aos agrotóxicos da Vigilância em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente.
 
Durante o seminário foi protocolado um Projeto de Lei que visa regulamentar a pulverização aérea em todo território do estado de Rondônia.
 
O tema do evento está diretamente ligado ao Dia Mundial da Luta contra Agrotóxicos, em 3 de dezembro, data que ficou marcada no ano de 1984, quando 8 mil pessoas morreram e outras 150 mil ficaram intoxicadas devido ao vazamento de um tanque subterrâneo de uma fábrica de agrotóxicos em Bhopal, na Índia.
 
No contexto brasileiro, os impactos dos agrotóxicos têm se manifestado de forma alarmante, causando doenças, mortes e prejuízos à fauna e à flora. O avanço do agronegócio tem contribuído para o aumento desses problemas, afetando a biodiversidade de maneira significativa.
 
Criado em 2019, o Fórum Rondoniense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é formado por mais de 20 entidades de diferentes setores que se uniram em favor da conscientização e da implementação de políticas mais assertivas para combater os efeitos nocivos dos agrotóxicos.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.
 
Texto e foto: Carolina Mello.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »