30/11/2023 às 12h17min - Atualizada em 30/11/2023 às 12h17min

Confúcio Moura lamenta seca na Amazônia e aponta importância da proteção ambiental

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) chamou a atenção para a forte seca que atinge a região da Amazônia. Em pronunciamento na terça-feira (28), o parlamentar manifestou preocupação com a situação de Rondônia, onde os rios antes caudalosos estão quase secos. Segundo Confúcio, o reservatório de água da cidade de Espigão D’Oeste secou, deixando 30 mil habitantes sem água.

Há um aquífero que abastece quase todos os rios do estado de Rondônia. Todos os rios nascem no mesmo lugar, nascem no mesmo ponto. O rio Pacaás, o rio Cautário, o rio Urupá, o rio Jamari, o rio Candeias, o rio Santa Cruz e todos os demais rios nascem ali. Então, agora, vocês vejam bem: tem gente invadindo, desmatando, querendo desmatar ou desmatando, invadindo áreas do único aquífero de onde nascem todos os rios do estado de Rondônia. Isso é um crime bárbaro!


O parlamentar também observou que a calamidade da seca também levou à impossibilidade de pesca na região. Ele destacou que situação das colônias de pescadores dos estados de Rondônia, Acre e Amazonas levou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a liberar um auxílio de R$ 2,6 mil para cada pescador nas regiões que estão em calamidade por escassez de água.

Confúcio Moura sublinhou que é preciso levar a política ambiental a sério.
 
“Muita gente fala que a política ambiental atrapalha o desenvolvimento. Muitos falam e criticam as leis ambientais, acham que estão atrapalhando o crescimento econômico do Brasil. Pelo contrário, a política de preservação ambiental, a criação de reservas, parques, estações ecológicas, florestas nacionais, tudo isso são áreas de proteção [necessárias e] existentes em qualquer estado da Federação” afirmou o senador, apontando para a escassez de água provocada pela destruição do meio ambiente.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.
 
Fonte: Agência Senado.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »