09/12/2023 às 20h32min - Atualizada em 09/12/2023 às 20h32min

MPRO defende "Acolhimento Familiar" durante seminário em Porto Velho

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 

O “I Seminário Municipal do Acolhimento Familiar” realizado em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público de Rondônia (MPRO), na última quinta-feira (7/12). A Instituição foi representada pelo Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV).

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF), que organiza o evento, a intenção foi tratar dos avanços e desafios do acolhimento familiar em Porto Velho. Com foco em construir conhecimento técnico e prático sobre o serviço para os profissionais do sistema de garantia de direitos e da rede socioassistencial.

As contribuições do Promotor de Justiça Julian Farago giraram em torno do tema “Acolhimento em Família Acolhedora: Uma complexidade que pode ser simplificada pelo afeto”. Ressaltando o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Promotor de Justiça comentou sobre os benefícios em ampliar o Serviço Família Acolhedora para outras cidades do estado.

Atualmente o serviço é destinado a ajudar crianças e adolescentes vítimas de violência, retiradas do convívio familiar e que se encontram abrigadas temporariamente em unidades de acolhimento mantidas pela prefeitura de Porto Velho. Por meio do projeto elas passam a conviver com um núcleo familiar.

Embora não seja um projeto de adoção, mas de acolhimento familiar temporário, os resultados apontam que o ambiente acolhedor pode ajudar na superação de traumas pela troca de afeto. Fonte: MP/RO

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »