11/12/2023 às 18h49min - Atualizada em 11/12/2023 às 18h49min

Candidata à Reitora da UNIR, Professora Marília Pimentel apresenta propostas

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A professora Marília Pimentel, candidata à Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) esteve, entre os dias 04 e 09 de dezembro, em seis dos oito campi da Instituição. Junto com a professora Viviane Ricciotti, que concorre à Vice-Reitoria, Marília realizou reuniões com alunos e servidores da UNIR nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
 
“Em todos os encontros os apoios às nossas propostas e visão de gestão para a UNIR ficaram evidentes e cresceram, mostrando que a Universidade, tão importante para o nosso Estado, está avançando e todos querem que estes avanços se consolidem e sigam crescendo. Estamos de fato muito felizes com a acolhida e o diálogo estabelecido, o que será uma constante na nossa gestão”, avaliou a professora Marília Pimentel.

Experiência em Gestão – A professora Marília Pimentel é formada em Letras pela UNIR e servidora da Universidade há 25 anos. Nesse período, além da sua atuação em cursos de graduação também atuou como professora em cursos de mestrado e doutorado, na chefia de departamentos acadêmicos, diretorias da Universidade e, mais recentemente, como Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea). Nesta última função foi responsável pelas etapas finais para instalação do Restaurante Universitário no Campus da UNIR em Porto Velho, uma obra que a Universidade, e especialmente os alunos, esperavam há uma década.
 
“Este tempo na UNIR e os cargos de gestão por onde passei me garantem conhecer a fundo as necessidades da nossa Universidade, e saber o que ainda deve ser feito”, diz a candidata a Reitora.

Mais servidores técnicos e recursos financeiros – De acordo com Marília Pimentel as necessidades da UNIR não são poucas e elas são evidentes à toda a Comunidade Universitária. Ela cita, por exemplo, a conclusão de obras, reformas de prédios e a melhoria de infraestrutura em todos os oito campi, além da redução da burocracia nos processos internos e maior agilidade no atendimento das necessidades apresentadas pelos cursos de graduação e pós-graduação.
 
“Para que tudo possa ser feito, precisamos entender quais são os desafios que temos à frente, e estes são principalmente dois: os limites orçamentários para investimentos que tanto precisamos, e a quantidade reduzida de servidores técnicos, o que não apenas reduz a capacidade da UNIR de fazer as coisas acontecerem, como sobrecarrega tanto técnicos como docentes”, explica.

Como fazer – “Temos a clareza de como fazer acontecer o que precisa ser feito na UNIR, como ampliar a assistência estudantil, implantar espaços de vivência e restaurante universitário nos campi, dar mais atenção aos servidores, tanto ativos como aposentados, e ampliar as estruturas, apoio e fomento aos cursos de graduação e pós-graduação. Para isso precisamos de mais recursos, além do que já é destinado no nosso orçamento anual; e mais servidores técnicos, para deixarmos de ser uma das Universidades com menos servidores em todo o país. Para isso é preciso que a Reitora esteja sempre junto às instâncias onde as decisões são tomadas. É por isso que podemos o que deve ser feito, e também como vamos fazer para que a UNIR atinja todo o seu potencial”, detalha Marília Pimentel, ao apontar que não basta tentar reorganizar as funções técnicas, se a quantidade de servidores não for ampliada.
 
“A consequência ao demandar mais, será sobrecarga de trabalho tanto de técnicos como de docentes, e até mesmo o adoecimento, ou então professores deixando de se dedicar ao ensino e à pesquisa para focar em ações administrativas. O que propomos é buscar uma solução definitiva para os nossos problemas”. 

Eleições da UNIR – A Comunidade Universitária da UNIR escolhe no próximo dia 21 de dezembro as pessoas que irão ocupar a Reitoria e a Vice-Reitoria da Instituição, os cargos máximos da Universidade.

A disputa pelos cargos é separada, com uma votação para a Reitoria e outra para a Vice-Reitoria. Do mesmo modo o processo de nomeação e posse é separado, com a nova Vice-Reitora sendo nomeada pelo dirigente máximo da UNIR, enquanto a nova Reitora deve ser nomeada pela Presidência da República. Ambas devem, após a consulta à Comunidade Universitária, serem efetivamente eleitas pelo Conselho Universitário (Consun), o que se prevê que ocorra ainda em 2023. 

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ​ou comentários.
 
Assessoria.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »