28/12/2023 às 07h11min - Atualizada em 28/12/2023 às 07h11min

Cláudia de Jesus vota a favor do projeto que reduz taxas no Detran

Deputada também apoiou devolução de R$ 30, 5 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa para o governo

Gazeta Rondônia
Assessoria

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) votou a favor do Projeto de Lei 352/2023 que extingue, reduz e atualiza a tabela de serviços e taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) foi aprovado durante a sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Velho.
 
As taxas extintas são: licenciamento anual, permanência ou diária, liberação, vistoria e de serviço de guincho, este quando realizado diretamente pelo Detran na remoção de veículo automotor que se encontre roubado ou furtado.

 
O PL  inclui a redução de taxas pouco utilizadas pelo público e a extinção de outras obsoletas devido ao avanço tecnológico ou procedimental. Em casos especiais, como veículos furtados ou roubados, o projeto propõe a suspensão da cobrança de determinadas taxas.

Foi criado o emplacamento de veículos leves, houve isenção aos proprietários do pagamento do procedimento de vistoria. Já para os veículos pesados, houve a redução da taxa de 1º emplacamento. Também foi criada uma taxa específica e diferenciada para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação para condutores com 60 anos ou mais, reduzindo o valor atual pela metade.
 
“Benefício importante para o cidadão que já paga tantos impostos em nosso estado. Uma decisão acertada e que vai beneficiar muita gente”, disse a deputada.
 
Confira tabela de valores atualizada do Detran.

A deputada estadual também manifestou apoio para a iniciativa da Assembleia Legislativa que devolveu R$ 30,5 milhões do orçamento anual do poder legislativo para o governo do estado.
 
Os recursos vão ser repassados para o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens e Transportes (DER), com o objetivo de aprimorar as condições das estradas e rodovias estaduais e vicinais, necessárias para o escoamento da produção local.



 
Assessoria.


Notícias Relacionadas »
Comentários »