12/01/2024 às 22h30min - Atualizada em 12/01/2024 às 22h30min

Jovem Cerejeirense precisa realizar cirurgia nos olhos com urgência para evitar cegueira

Familiares pedem ajuda por meio de “Vakinha Virtual” para arrecadar R$ 10 mil para custear as despesas médicas e hospitalares

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O jovem Vitor Fernandes de Paula Carvalho, 23 anos, foi diagnosticado com Ceracotone, que é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea e precisa de procedimento cirúrgico de urgência para implante de anel oftalmológico e para isso vai precisar de R$ 10 mil reais para custear as despesas médicas e hospitalares.


Segundo Cristiane Paula, mãe de Vitor, ele precisa fazer a cirurgia nos dois olhos, inicialmente vai operar a vista mais prejudicada.
 
“A Ceracotone não tem cura, porém vai ajudar no retardamento do avanço da doença, impedindo assim a cegueira, por isso pedimos a contribuição de qualquer valor em razão da gravidade da enfermidade, que Deus possa retribuir todos que nos ajudarem”. Destacou Cristiane.

Familiares e amigos de Vitor estão realizando uma “Vakinha Virtual” para arrecadar o valor para cobrir as despesas necessárias, inclusive o jovem vendeu sua Motoneta Honda Biz 100cc, ano 2012, para ajudar custear o valor da cirurgia.

As doações de qualquer valor podem ser realizadas via “Vakinha Virtual” usando a chave Pix [email protected] ou contribua pelo site do Vakinha:

http://vaka.me/4369383?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=4369383&utm_source=social-shares
 
Ou via Pix chave celular: (69) 99387-6355 tendo como favorecido: Vitor Fernandes de Paula Carvalho.
 
O que é Ceratocone?
 
Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

É uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro. Sua principal característica é a redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que é empurrada para fora, formando uma saliência com o formato aproximado de um cone.

Ainda não se conhece a causa exata da doença. Possivelmente, as alterações na superfície da córnea sejam resultado de inúmeros fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa membrana e vão desde o decréscimo no aporte de colágeno até o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência. Por isso, o risco de desenvolver ceratocone é maior nos pacientes alérgicos, que sentem muita coceira nos olhos. Ele também está presente em pessoas com Síndrome de Down ou com alterações oculares congênitas, como a catarata e a esclerótica azul (branco do olho), por exemplo.

A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina. Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

Tratamento
 
Nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. No entanto, à medida que o ceratocone evolui, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que ajudam a ajustar a superfície anterior da córnea e a corrigir o astigmatismo irregular provocado pela deformidade. Outras opções de tratamento são os anéis intracorneais ou intraestromais, chamados anéis de Ferrara, que são utilizados para regularizar a curvatura da córnea, quando os óculos e as lentes de contato não produzem mais o efeito desejado. Há, ainda, o crosslinking, uma intervenção que tem por objetivo fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para evitar que ela continue abaulando.

Embora o ceratocone seja uma causa frequente de transplante de córnea, ele só é indicado para um pequeno número de casos mais graves, quando os pacientes deixaram de responder bem às outras formas de tratamento.



Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ​ou comentários.
 
Fonte: Gazeta Rondônia.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »