10/03/2024 às 20h21min - Atualizada em 10/03/2024 às 20h21min

UNIR abre seleção para Especialização em Gestão Escolar

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu processo seletivo de novos alunos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar. O curso é ofertado na modalidade a distância pelo Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (Daced), em parceria com as Prefeituras Municipais de Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho, participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As inscrições estarão abertas entre os dias 5 e 15 de março de 2024, neste link. Podem se inscrever os candidatos graduados com Licenciatura Plena e gestores efetivos (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, orientadores), em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de Educação Básica, incluídos aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional.

São ofertadas 180 vagas destinadas a gestores educacionais (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e orientadores) e docentes dos Ensinos Fundamental e Médio, com diploma devidamente reconhecido pelo MEC. As vagas serão distribuídas entre os polos da UAB em Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho, sendo 30 vagas para cada polo.

70% das vagas serão reservadas para candidatos servidores públicos municipais e estaduais, com vínculo atual (efetivo ou temporário) nas instituições públicas de ensino. Os outras 30% das vagas serão destinadas à demanda social (ampla concorrência). As vagas eventualmente não preenchidas por gestores poderão ser destinadas a outros profissionais graduados com Diploma Superior, reconhecido pelo MEC e/ou CEE que desejem atuar em gestão de instituições, de acordo com os requisitos detalhados no edital disponível aqui.

A seleção será realizada em etapa única e consistirá em Avaliação Curricular, conforme critérios estabelecidos no edital, por meio da análise dos documentos encaminhados pelo candidato. 

Especialização em Gestão Escolar - É um curso lato sensu que, por meio da política amparada na UAB, integra um conjunto de ações formativas não-presenciais, amplia o acesso a novos espaços e ações formativas com vistas ao fortalecimento da Escola Pública como direito social básico. Tem como objetivo formar, em nível de Especialização, gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica, em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de Educação Básica, incluídos aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional, contribuindo com a qualificação do Gestor Escolar na perspectiva da Gestão Democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

 

Especialização em Gestão Escolar

Inscrições: de 5 a 15 de março de 2024 (neste link)

Vagas: 180 vagas, 70% destinadas para candidatos servidores públicos municipais e estaduais, com vínculo atual (efetivo ou temporário) nas instituições públicas, e 30% destinadas à Demanda Social (ampla concorrência).

Público-alvo: Graduados com Licenciatura Plena e gestores efetivos (Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores Escolares, Orientadores Educacionais), em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de Educação Básica, incluídos aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional.

Acesse o edital completo aqui

Mais informações sobre o programa estão aqui.

Fonte: Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »