01/04/2024 às 22h19min - Atualizada em 01/04/2024 às 22h19min

PORTO VELHO: Igreja e Operação Sorriso promovem cirurgias gratuitas para crianças com fissuras labiopalatais

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Entre os dias 3 e 8 de abril, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a Operação Sorriso, maior organização não governamental internacional, oferece atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças nascidas com fissuras labiopalatinas, em Porto Velho (RO).

Os primeiros passos serão dados durante a etapa de triagem, que acontece nesta quinta-feira (4), no Centro Universitário São Lucas/Afya no Campus 2, a partir das 8h. Nesse dia, as famílias interessadas devem comparecer com seus documentos pessoais em mãos. A expectativa é operar gratuitamente 25 crianças que foram pré-triadas pelo Núcleo Fissurados de Rondônia (NUFIS/RO).


Durante a triagem, os pacientes serão avaliados para garantir que estejam em condições clínicas ideais para que possam ser operados. As especialidades envolvidas na triagem são: Anestesia, Cirurgia Plástica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Genética, Histórias Clínicas (montagem do prontuário médico), Odontologia, Pediatria, PIT (Imagem Técnica do Paciente) e Psicologia. Uma equipe médica composta por cerca de 70 profissionais estará envolvida no projeto, incluindo 11 especialistas estrangeiros. 

Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp

Após a triagem, a equipe médica definirá as prioridades e a programação das cirurgias de correção, que serão realizadas pelos voluntários da Operação Sorriso no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro entre os dias 6 e 7 de abril. A consulta pós-operatória, que serve para avaliar as condições e a evolução de cada paciente, será definida pela equipe do NUFIS que irá acompanhar todo processo de reabilitação do paciente.
 
Desde 2014, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem desempenhado um papel fundamental ao realizar significativamente doações para viabilizar atendimentos em cirurgias gratuitas destinadas a crianças e adultos com fissuras faciais, com fenda labial e palatina. A contribuição da Igreja com a Operação Sorriso começou em 2014, em Porto Velho e, a partir de 2022, foi estendida para outras cidades brasileiras, incluindo Mossoró (RN), Santarém (PA) e Cariri (CE).
 
Seleção de Pacientes

Dia 4 de abril de 2024

Centro Universitário São Lucas/Afya no Campus 2 – Rua João Goulart, 666

Bairro Mato Grosso – Porto Velho/RO  
 
Internação de Pacientes

Dias: 5 e 6 de abril de 2024

Hospital Infantil Cosme e Damião - Rua Benedito de Souza Brito, 4045

Bairro Industrial - Porto Velho - RO

Cirurgias

Dias: 6 e 7 de abril de 2024

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro - Av. Gov. Jorge Teixeira, 3766

Industrial, Porto Velho - RO 
 
Fonte: Assessoria.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »