Após os prazos de filiações partidárias e janelas que permitiam a troca de partidos políticos, veja como ficou inicialmente as composições de possíveis candidaturas a prefeitura e câmara municipal em Porto Velho (RO).
10 - Republicanos: Possivelmente a pré-candidata Mariana Carvalho, que prometeu ir ao PSDB e ao União Brasil.
11 - PP: Não terá candidatura à Prefeitura
12 - PDT: Não terá candidatura à Prefeitura
13 - PT (PCdoB e PV): Terá a candidatura de Fátima Cleide e possui nomes alternativos, como Ramon Cujuí e Israel Trindade
15 - MDB: Filiou a ex-magistrada Euma Tourinho para lançá-la à Prefeitura. Dispõe ainda dos nomes de Williames Pimentel e George Braga como opções para candidaturas.
18 - Rede/PSOL: Hoje dispõe do nome de Pimenta de Rondônia para candidatura majoritária.
19 - Podemos: Hoje, menciona-se que Léo Moraes, atual funcionário do Detran, poderá romper com o grupo governista e lançar candidatura.
22 - PL: Após ter cogitado Fernando Máximo, o partido ficou sem opções para a candidatura majoritária.
25 - PRD: O partido de Nilton Capixaba ficou sem nomes.
30 - NOVO: Dispõe do advogado Ricardo Frota.
40 - PSB: O partido ainda não confirmou a pré-candidatura de Mauro Nazif ou Vinicius Miguel. Mauro já foi Prefeito e Vinicius ficou em 3º lugar na última eleição da capital.
44 - União Brasil: Publicamente, lideranças do partido anunciaram o apoio à uma candidatura de outro partido. Dispõe da Deputada Cristiane Lopes, que na última eleição ficou em 2º lugar.
45 - PSDB: Hildon Chaves, atual prefeito, optou por apoiar candidatura de outro partido.
77 - Solidariedade: Antes comandado pelo ex-governador Daniel Pereira, agora está sob o comando do ex-conselheiro do TCE, Benedito Alves, pré-candidato.