06/05/2021 às 08h23min - Atualizada em 06/05/2021 às 08h23min

CACOAL: IFRO desenvolve curso de extensão “Mulheres na política x políticas para mulheres: avanços e desafios"

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, juntamente com o Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero), oferta, a partir do dia 11/05, o curso de extensão “Mulheres na política x políticas para mulheres: avanços e desafios”. O público-alvo atendido diretamente pelo projeto será formado por 100 lideranças mulheres do município de Cacoal. A abertura da capacitação ocorreu no dia 4/5, pelo canal do YouTube do SINTERO e pode ser conferida no seguinte link: https://youtu.be/Ed6yzNfn3To.

O projeto “Mulheres na Política x Políticas para Mulheres: Avanços e Desafios” objetiva impulsionar ações de educação e formação política com vistas a contribuir na maior participação política das mulheres na política municipal e fortalecer a participação feminina nas candidaturas políticas em Cacoal. “Serão beneficiárias do projeto lideranças mulheres dos partidos políticos, dos movimentos social e sindical e das comunidades em geral, que historicamente foram excluídas dos mais diversos processos políticos pelos mais vis argumentos e de forma estratégica para manutenção do patriarcado a que são submetidas no processo de formação histórica do país”, explica o coordenador do projeto, professor Marcilei Germano.

O projeto será executado pelo IFRO – Campus Cacoal e pelo Sintero e contará com parcerias de outras instituições e de organizações sociais da região. Segundo Marcilei, “o curso de formação política para mulheres nasceu da necessidade de fortalecimento do feminismo em nosso município, pois, como sabemos, historicamente as mulheres são submetidas às mais diversas formas de exclusão social pela forma de organização social que temos. Neste sentido, surge a articulação junto ao Sintero para formação e capacitação de mulheres para que estas venham disputar os mais diversos espaços de poder em nosso município, pensando sempre em políticas públicas para as mulheres”. 

O curso tem como meta o trabalho de educação em política na perspectiva de emancipação de mulheres na participação política ativa e futuras candidaturas nas campanhas eleitorais vindouras. A capacitação visa adequar e orientar todos os grupos sociais sobre a importância da representatividade e participação da mulher no processo eleitoral, conforme resguarda a atual legislação. Todas as mulheres de qualquer partido político ou organização representativa da sociedade poderão se qualificar para os cargos eletivos de um pleito democrático. A formação política demonstra o aprimoramento e o amadurecimento para a construção da representatividade e cidadania. Entregando, dessa forma, candidatas habilitadas e qualificadas para o exercício da representatividade expresso por uma capacitação adequada. Fonte ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »