A moradora do município de Cerejeiras (RO), Lurdes Carvalho Lira, 80 anos, morreu nesta quinta-feira (30), vítima de trombose pulmonar em UTI do hospital regional de Vilhena, onde estava internada.
Dona Lurdes, era natural da cidade de Centenário do Sul, no Paraná e pioneira do município de Cerejeiras, onde morava com a família desde 1985, congregava com a família na Igreja Presbiteriana Renovada.
O corpo de Lurdes Carvalho Lira, está sendo velado na capela mortuária municipal e o sepultamento está previsto para ocorrer às 16h30min desta quinta-feira (30) no cemitério Cristo Redentor de Cerejeiras.
Deixa o esposo, presbítero Augusto José de Lira de 88 anos, 7 filhos, 16 netos e 7 bisnetos.
O que é a trombose pulmonar?
A trombose pulmonar é a presença de um trombo (coágulo) nas artérias que levam sangue para o pulmão, deixando estes vasos entupidos. O bloqueio na passagem de sangue pode causar morte progressiva na parte afetada do pulmão.
A trombose pulmonar é causada por um coágulo presente em uma artéria. Também conhecida por TVP (Trombose venosa profunda) e ocorre, geralmente, nas veias da perna e se desloca para o pulmão. Como as artérias no pulmão são mais estreitas, esse coágulo bloqueia a passagem de sangue. Outras possíveis causas são o aparecimento de bolhas de ar, gotículas de gordura, parasitas ou células cancerosas.
O principal sintoma da trombose pulmonar é a falta de ar, que pode ser cada vez mais intensa, dependendo do tamanho da área afetada. Outros sintomas que podem aparecer são: dores intensas no peito, tosse ensanguentada, pele azulada nos dedos e lábios, palpitações, sensação de síncope, ansiedade, baixa pressão sanguínea, tontura e sudorese. A evolução dos sintomas depende diretamente do tamanho do coágulo e de quanto tempo está durando a trombose no portador.