12/06/2024 às 23h22min - Atualizada em 12/06/2024 às 23h22min

Prefeito grava o momento em que é assaltado durante caminhada

Gazeta Rondônia

Um vídeo publicado pelo prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, mostra o momento em que ele foi assaltado na noite de terça-feira. No vídeo, Diego caminha e comenta que ficou sem carona, decidindo ir para casa a pé para fazer um “cardio”. Ele relata que aproveitou para passar em diferentes comércios e, nesse momento, é possível ouvir a chegada dos suspeitos. O vídeo terminando logo após. Na sequência, já sem imagens, os bandidos exigiram a senha do celular do prefeito, mandaram ele seguir caminhando, embarcaram no carro e fugiram.

Tudo aconteceu pouco após as 19h, na cidade do Vale do Sinos. Francisco, foi abordado por criminosos quando estava preste a chegar ao chegar em seu apartamento, na região central. Os assaltantes levaram seu celular, um modelo iPhone. Graças à rápida ação das forças policiais do município, o crime foi elucidado em poucas horas e os três envolvidos foram presos.


Videomonitoramento possibilitou a prisão

O sucesso na resolução do caso se deve à agilidade da polícia, ao serviço de inteligência e ao moderno sistema de videomonitoramento do município. Conforme a Guarda Municipal (GM), o assalto ao prefeito durou poucos segundos. Após a abordagem, Francisco buscou abrigo na casa de um vizinho para acionar a polícia. A sala de operações da GM conseguiu identificar a rota seguida pelo carro suspeito e a placa do Chevrolet Classic prata, que foi utilizado pelos criminosos.

As imagens mostraram o veículo circulando por diversos pontos do município até ingressar no bairro Floresta. Durante diligências no bairro, os agentes da GM localizaram o carro e um dos suspeitos na área conhecida como “Beco dos Camangas”, ao final da Rua Zeno Schmiedel, um local já conhecido por desova de veículos e outras ocorrências policiais.

Um dos criminosos foi preso no local, enquanto os outros dois fugiram. A Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil foram informadas e também se dirigiram ao local, iniciando a busca pelos demais envolvidos, enquanto o primeiro suspeito era encaminhado para os procedimentos de praxe. No endereço, a suspeita sobre o carro foi confirmada pelas características como a placa, engate de reboque, películas, adesivo e rodas pretas do Classic usado pelos criminosos.

Através do trabalho de inteligência da polícia, os outros dois assaltantes também foram localizados, identificados e presos. O próprio comandante da 4ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, que responde pelo policiamento da região, capitão Rafael Lincke, efetuou a prisão dos dois últimos criminosos.

Ouvidos pela polícia, os homens confessaram o crime e entregaram o celular do prefeito, além do simulacro de arma de fogo utilizado no assalto. Os objetos estavam em uma mata próxima à casa alugada pelos homens. Os três foram conduzidos até o plantão da Delegacia de Estância Velha, onde foram presos em flagrante.

Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp
 
Assaltantes não sabiam que era o prefeito

Inicialmente, levantou-se a possibilidade de premeditação no crime devido ao alvo ser o prefeito de Estância Velha. Diego informou à polícia que suspeitava do uso de uma arma de fogo pelos bandidos. Contudo, após a prisão dos envolvidos, a polícia concluiu que possivelmente os bandidos tiveram “azar” ao assaltar justamente o prefeito. “Acreditamos que eles não sabiam de quem se tratava. Eles moravam há pouco tempo na cidade”, afirmou o delegado Rafael Sauthier.

Os assaltantes, trabalhadores da construção civil, haviam se mudado recentemente para o município. Entre eles, estão pai e filho de 41 e 23 anos, moradores de Porto Alegre e Viamão, respectivamente, antes da mudança para o Vale do Sinos. O outro preso, um jovem de 24 anos, também residia em Viamão anteriormente.

Tudo foi flagrado por câmeras

Imagens de uma câmera de segurança das proximidades mostram o momento em que o Chevrolet Classic prata usado pelos criminosos se aproxima para cometer o assalto. O veículo identifica o pedestre sem saber que se tratava do prefeito e estaciona. Dois homens, um deles portando um simulacro de arma de fogo, saltam do carro e anunciam o assalto. Em seguida, eles fogem.

O carro foi flagrado circulando pela região central da cidade. Em uma das últimas cenas capturadas pelo cercamento eletrônico, eles contornam a rótula da Avenida Presidente Vargas no entroncamento com a Avenida Brasil – duas das principais vias da cidade -, entrando na Rua Euclides da Cunha em direção ao bairro Floresta. A movimentação foi crucial para que a GM iniciasse as buscas em direção ao bairro, culminando na prisão dos suspeitos no Beco das Camangas.

Prefeito se manifesta nas redes sociais

Junto ao vídeo publicado pelo prefeito em seu perfil oficial do Instagram, Francisco agradeceu as forças de segurança pelo trabalho realizado. Confira:

Nota Oficial

Prezados cidadãos,

No final da tarde de ontem, fui vítima de um assalto à mão armada em frente à minha casa, onde levaram apenas o meu telefone celular, mas que foi recuperado. Agradeço a Deus por estar bem e, especialmente, por meu filho não estar comigo naquele momento.

Quero expressar minha gratidão ao trabalho incansável das Forças de Segurança, incluindo a Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, bem como à empresa DGT. Contando também com vídeos de monitoramento da vizinhança, localizamos o veículo utilizado pelos assaltantes. Além disso, por meio do cercamento eletrônico, identificamos a placa e rastreamos o destino do carro.

Agradeço a todos pelas orações, palavras de conforto e carinho. A noite de ontem foi um resumo do trabalho e o resultado da união das forças de segurança. Nenhuma cidade está livre de situações assim, embora a eficiência alcançada demonstra que estamos no caminho certo. O cercamento eletrônico foi implementado em nosso governo e já ajudou a desvendar diversos outros crimes.

Gostaria de agradecer também ao casal que me acolheu em sua residência após o ocorrido, aos amigos que estiveram presentes no local e a todos os envolvidos pelo apoio nesta rápida e exitosa operação.

Seguimos juntos trabalhando por uma cidade mais segura para todos.

Atenciosamente,

Diego Francisco”

 


Fonte: R7.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »