24/06/2024 às 22h22min - Atualizada em 24/06/2024 às 22h22min

Campanha de doação de sangue da Fhemeron ganha reforço com Integrantes da Santo Antônio Energia

Uma estrutura para coleta foi montada no Núcleo Administrativo da usina, e a doação dos 25 Integrantes que participaram da ação poderá salvar a vida de até 100 pessoas

Gazeta Rondônia

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), a Campanha Nacional “Junho Vermelho” reforça a importância desse gesto solidário, e os Integrantes da Santo Antônio Energia, empresa do grupo Eletrobras, também se uniram nessa corrente que contribui para salvar vidas.
 
Em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), a empresa montou uma estrutura no Núcleo Administrativo da Hidrelétrica, localizada a cerca de 7km da área urbana de Porto Velho.  Na ação realizada na tarde da última sexta-feira (21), foram pré-cadastrados 53 Integrantes que se voluntariaram para a doação. A equipe da Fhemeron realizou a triagem com entrevista e orientação, e coletou as bolsas de sangue dos 25 voluntários que no dia estavam aptos para fazer a doação.

 
A iniciativa é conhecida como “coleta externa”, um serviço oferecido pela Fundação para atender instituições parceiras voluntárias remotamente.
 
“A nossa aproximação com a Fhemeron foi iniciada com uma palestra educativa sobre o tema, realizada na reunião mensal da CIPA, e que resultou neste mutirão em nossa usina. Se cada bolsa de sangue pode atender até quatro pessoas, ficamos muito satisfeitos em contribuir positivamente com a vida de até 100 pessoas com nossa iniciativa”, destacou André Germano, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santo Antônio Energia.
 
O técnico de Operação, Júnio de Oliveira Gaia, doou pela primeira vez e contou que foi tranquilo. “Os profissionais que fazem a coleta são muito bons, pois nem doeu. Acho que a doação de sangue é um importante ato de cidadania e fico muito feliz em poder contribuir. Tentei participar da campanha ano passado, mas na época não estava apto para doar”, detalhou.
 
Para Maria Luiza Pereira, gerente de captação de doadores da Fhemeron, parcerias com empresas e instituições em mutirões de coleta é fundamental para aumentar o estoque do Banco de Sangue de Rondônia. Segundo ela, 3% de doadores voluntários é a marca que o Ministério da Saúde considera adequado para atender a demanda dos bancos de sangue no país e manter essa marca de doações é um desafio grande. Atualmente os doadores representam 1,7% da população brasileira.
 
“A Fhemeron é responsável por atender hospitais públicos e privados de todo o Estado e a necessidade de doação é constante. A doação de sangue faz bem para quem recebe e para quem doa, pois é uma ação de solidariedade com quem mais precisa”, completa.

Assessoria.


Notícias Relacionadas »
Comentários »