04/07/2024 às 16h22min - Atualizada em 04/07/2024 às 16h22min

ARIQUEMES: Centro de Empreendedorismo e Inovação é inaugurado em projeto pioneiro no Estado

Gazeta Rondônia

O município de Ariquemes passa a contar com um espaço público de desenvolvimento tecnológico e inovador. É o Centro de Empreendedorismo e Inovação, uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Projeto Cidades Inteligentes, a prefeitura de Ariquemes e o senador Confúcio Moura. 

Criado com a proposta de ser um facilitador de diversas ações no dia a dia da população, o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) entregou à população um espaço projetado para estimulação e formação de empreendedores através da inovação tecnológica.


E o prédio que antes era tomado por moradores de rua e usuários de entorpecentes, foi transformado num ambiente de prestação de serviço à população, localizado na avenida Tancredo Neves, 396, setor Institucional (entre o Sesc e Senai.

O Centro faz parte de uma das entregas de implantações e ações do eixo de Empreendedorismo e inovação, do Projeto Cidades Inteligentes, desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O Cidades Inteligentes é realizado com aporte financeiro de R$ 22 milhões de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura, que esteve representado pela assessora Vilma Alves. O reitor do IFRO, Moisés José, foi representado pelo servidor Olakson Pedrosa. A cerimônia contou ainda com a prefeita Carla Redano, com os coordenadores do PROCINT, Vagner Schoaba e Sérgio Loss.

Schoaba explica que o Centro de Empreendedorismo e Inovação é um espaço especializado, mas não exclusivo, de desenvolvimento tecnológico e inovador, por meio de laboratórios e outros ambientes para a construção de ideias, em que profissionais, empresas, produtores e pessoas, em geral, possam discutir e desenvolver programas, projetos, planos e ações com foco em sistemas inteligentes de atuação.



O coordenador frisa que o Projeto Cidades Inteligentes está se consolidando em Rondônia como importante instrumento de transformação digital dos serviços públicos dos municípios e como fonte de criação de alternativas para desenvolvimento social, cultural e econômico. Com os eixos Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança do Cidadão e Governança, são desenvolvidas soluções que começaram a ser entregues em Ariquemes. Agora o projeto está chegando também a outros municípios de Rondônia.

O senador Confúcio Moura gravou um vídeo o qual fora apresentado num telão durante a inauguração, lamentando a ausência no evento e destacando a importância do PROCINT. Para o senador, “nós só entendemos uma cidade inteligentes quando a população também e participa do que seja cidades inteligentes”.

O Centro de Empreendedorismo, o Centro de Controle de Monitoramento da cidade através da guarda municipal e também toda a questão da segurança pública e todos os aplicativos para Educação, Saúde e também a modernização da administração municipal só serão importantes se a população usufruir desses benefícios – enfatizou o senador.  

Confúcio destaca que a população precisa saber de todos os benefícios que estão sendo ofertados pelo Cidades Inteligentes, como obter uma certidão negativa ou pagar um imposto sem ter que ir à prefeitura. “Todo esse processo é uma fase evolutiva muito importante. A população não consegue assimilar de imediato, mas gradativamente é como o uso do celular. Ninguém sabia disso antigamente. Hoje, todos temos um celular”, exemplificou.  

O senador entende o Procint como uma cidade em que as pessoas possam utilizar os serviços públicos de forma ágil, rápido, e ter conhecimento do que está fazendo. “Então participo, comemoro, congratulo com a prefeita Carla Redano por estar entregando essa obra tão importante. Eu participo disso através dos recursos destinados ao IFRO. Parabenizo o coordenador do Projeto, o Schoaba e toda sua equipe pelo esforço, por tudo que estão fazendo”.  

O Centro de Empreendedorismo e Inovação conta com:

- Central de monitoramento da cidade com câmeras inteligentes

- Auditório para 120 pessoas para eventos e treinamentos

- Estúdios de criação de conteúdo digital

- Laboratório de informática

- Central de digitalização

- Espaço de Coworking

- Salas de treinamento

- Espaço maker

Texto e foto: Daniela Constantino.


Notícias Relacionadas »
Comentários »