O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realizaram, na sexta-feira (19 de julho), a cerimônia de Lançamento do Projeto Morar + Rural. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Ariquemes e contou com a presença de servidores das instituições, além de autoridades políticas e as pessoas a serem beneficiadas pelo projeto.
Entre as autoridades presentes estavam o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza; o Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro; o Deputado Federal, Thiago Flores; o Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Assentamentos, Claudinei Barreto da Silva; a Coordenadora-Geral do Projeto Morar + Rural, Daniela Giovanini Manuel Pires; a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Marcela Regina Stein dos Santos; o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio; o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Adriano Dantas; o Chefe da Unidade do INCRA em Ariquemes, José Carlyle e a presidente da Associação dos Assentados do PA Nova Floresta, Iracy Barros da Silva.
Em sua fala, o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa, destacou que a reconstrução do país está no trabalhador e na trabalhadora rural, “que produzem o alimento que cotidianamente nós comemos. 77% daquilo que nós comemos vem da agricultura familiar, então não somos nós que precisamos aqui das palmas, são vocês, que nos sustentam todos os dias e sem o veneno na produção. Então nesse momento vocês merecem nossas palmas. [...] Então é necessário ajudar para que essas pessoas tenham os seus direitos garantidos, e que esses direitos sejam colocados em prática, sejam reconhecidos. [...] É preciso que esse projeto continue oportunizando para que o produtor rural, a produtora rural, consigam buscar o financiamento e construírem as suas casas”.
O Deputado Federal, Thiago Flores ressaltou que o projeto “me tocou por conta disso, de levar a cada um de vocês, ao seu tempo, queremos chegar a mil casas. Estamos começando com essas aqui. O importante é começar, o importante é dar o primeiro passo. E a união de todas essas entidades, com todos esses profissionais envolvidos, eu tenho certeza de que, muito em breve, cada um que está sentado, vai ser contemplado, com isso que a gente chama, mais uma vez, de dignidade. Fico muito feliz de fazer parte desse projeto”.
O Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro destacou a importância de outra parceria realizada com o IFRO, através do Projeto GeoRondônia, para a demarcação de assentamentos no estado, que chegarão a 220. “E esse projeto agora que é gigante, porque além da casa, ela traz também o crédito de instalação do INCRA. O crédito de instalação, que é para fixar a família na terra. E o IFRO, com toda a sua especialidade de professores, traz os alunos, traz qualidade, e traz uma mudança de paradigma dentro do INCRA. Vocês não sabem a importância de ter parceiros e parceiros bons, firmes, convictos, daquilo que nós estamos fazendo”, disse.
A Coordenadora-Geral do Projeto Morar + Rural, Daniela Giovanini Manuel Pires, ressaltou as linhas de créditos disponíveis. “Temos o Crédito Mulher, o Crédito de Instalação e o Crédito Jovem. Todos esses por meio de projetos produtivos. Além disso, nós estamos também desenvolvendo o projeto de habitação e eles serão contemplados com o crédito habitacional, levando mais qualidade de vida”, comentou.
A presidente da Associação dos Assentados do PA, Nova Floresta, Iracy Barro de Carvalho Silva, destacou que “para nós é muito importante essa união, a partir da parceria do IFRO com INCRA, para que nós tenhamos uma moradia digna. É um sonho se realizando”.
Após as falas dos integrantes da mesa diretiva, foi realizada a assinatura simbólica do contrato para acesso ao crédito habitacional. Participaram do momento o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza; o Superintendente do INCRA, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro; a Coordenadora Geral do Projeto Morar + Rural, Daniela Giovanini Manuel Pires; Iracy Barro de Carvalho Silva e Francisco Ferreira da Silva, representando as famílias beneficiadas pelo crédito habitacional por meio da assinatura do contrato.
Sobre o Projeto
O Projeto "Morar + Rural" tem como objetivo central proporcionar moradias adequadas para as comunidades rurais, atendendo às necessidades de famílias que, há muito tempo, esperam por uma moradia digna. Este projeto não só visa a melhorar a infraestrutura habitacional, mas também fomentar a integração social e o desenvolvimento econômico sustentável das regiões rurais.
O aporte financeiro para as construções das moradias é oriundo do crédito instalação do INCRA e corresponde a cerca de 18 milhões e 750 mil reais. O recurso para o projeto Morar + Rural é viabilizado por meio da aplicação de emenda parlamentar do Deputado Federal Thiago Flores, um montante de 1 milhão e 400 mil reais.
Por fim, este projeto representa um marco significativo na história do desenvolvimento rural, trazendo consigo a esperança de um futuro melhor para muitas famílias. O "Morar + Rural" reflete o compromisso do IFRO e do INCRA com a melhoria das condições de vida no campo, promovendo a inclusão social e o respeito às tradições.
O Projeto Morar + Rural tem como objetivos: disponibilizar equipe técnica habilitada para a elaboração de projetos arquitetônicos, de engenharia, e acompanhamento das obras de unidades habitacionais por meio de relatórios e laudos técnicos; e apoiar a concessão e a operacionalização de Créditos de Instalação do Programa Nacional da Reforma Agrária (PNRA) nos projetos de assentamentos sob jurisdição da Superintendência Regional do INCRA no Estado de Rondônia.