31/07/2024 às 00h29min - Atualizada em 31/07/2024 às 00h29min

Coral do IFRO fará espetáculo durante o 7º Evento Cultural FUNCER no Palácio das Artes em Porto Velho

Gazeta Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participará do 7º Evento Cultural da FUNCER (Fundação Cultural do Estado de Rondônia) que acontecerá entre os dias 1º e 4 de agosto no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.
 

O Coral IFRO que é um projeto de extensão que atualmente conta com 40 integrantes, participará da programação do dia 2 de agosto às 19h25min, com o primeiro espetáculo de 2024 intitulado FRAGMENTO - ENTRE VOZES E VERSOS. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a comunidades carentes.
 
O evento vai oferecer uma ampla mostra de danças e artes cênicas, incluindo o Museu da Memória Rondoniense (MERO), com exposições do acervo histórico de Rondônia; a Biblioteca Pública Estadual Doutor José Pontes Pinto, jogos lúdicos e leitura e a Casa da Cultura Ivan Marrocos, com artesãos e exposição de artistas plásticos.
 
“Essa experiência está sendo incrível, ter essa oportunidade que o IFRO está nos dando é só gratidão, a música, a arte liberta, a música fala e toca aos corações, tenho certeza que esse evento irá marcar nossa vida. Gratidão Professor Dr. Marcos, Gilca Lobo e todos os amigos alunos que estão se empenhando para esse momento. Participar do coral IFRO foi uma das melhores experiências da minha vida, porque aprendi que a música não é apenas só sobre cantar, mas sim é sobre se conectar com os outros e passar uma mensagem verdadeira e cheia de significados especiais. E a expectativa para o evento é a melhor possível porque entregaremos o nosso melhor”. Destacou Maria Eliade, integrante do Coral IFRO.
 
Segundo a aluna integrante do Coral IFRO, Lisiane Pereira de Souza, participar deste projeto mudou sua vida positivamente. “É uma satisfação participar do Coral IFRO, principalmente deste evento promovido pela FUNCER onde faremos nossa apresentação. Através do Coral, tenho expandido minha concepção sobre a vida e principalmente sobre as pessoas. Aguardando ansiosa por esse espetáculo realmente a arte salva vidas, fazer parte do Coral IFRO me salvou de uma depressão”. Afirmou.
 
“É importante poder participar do Coral IFRO por ser uma oportunidade de estar perto da música. Pra quem gosta, sente e vive a música de alguma forma é como se fosse uma conexão a cada ensaio, interação com os integrantes e dividimos o mesmo amor pela musicalidade, cultura e outras formas de demonstrar a música. Conseguimos levar a música pra outras pessoas, a dança e as coreografias pra que outras pessoas além de ouvirem, mas também verem o sentimento que queremos passar. Só temos a agradecer a oportunidade e o empenho de nossos professores que estão ali não só por eles, mas por nós também!”. Destacou Vinicius Trajano, integrante do Coral IFRO.

Segundo o idealizador do projeto, Professor Marcos Grutzmacher, o nome do espetáculo é FRAGMENTO ENTRE VOZES E VERSOS, porque de fato é um fragmento do musical que está sendo preparando para o final do ano.
 
“Esse musical chama-se entre Vozes e Versos e vai falar sobre o fragmento que a gente vai apresentar agora, retratando o amor à música, o amor à arte, iremos trazer diversas canções, onde apresentaremos Joelma, Alceu Valença e uma história contada de uma forma bem humorada e de uma forma bastante tocante, vamos falar sobre uma menina que nasce no meio musical, os pais são artistas, mas esses pais, ao perceber o desabrochar da adolescência, a transição de menina para mulher, ficam receosos de deixar que ela participe desse mundo musical, do mundo das artes, mas, isso é um desejo dela muito forte de participar, de estar envolvida com a música, de cantar, e aí ela, então, recorda para os pais esse amor, que esses pais também sentem pela música e eles se dão conta do quão forte isso é e abençoam ela e deixam ela seguir, trazendo as expectativas que os pais têm em relação aos seus filhos e o quanto que os filhos também se preocupam em atender as expectativas dos pais. Portanto, é só um fragmento, a gente ainda está preparando esse espetáculo para o final do ano e tem diversas surpresas que virão por aí”. Destacou Grutzmacher.
 
O espetáculo conta com a mescla entre a atuação, dança, interpretação e terá a participação de dois instrumentistas convidados, a Desirée ao piano e Marcos Miller na percussão. A concepção coreográfica é de Gilca Lobo, a regência e direção geral de Marcos Grutzmacher.
 
 
Projeto Coral IFRO
 
Esse projeto tem caráter inovador, por proporcionar de forma ampla e gratuita, uma formação na área do canto até então inédita, neste formato, no estado de Rondônia. O curso é voltado especificamente para formar cantores do zero, contemplando diferentes disciplinas para o desenvolvimento da voz. O Coral IFRO vai completar um ano, já tem uma turma formada, e está caminhando para formar a segunda turma no final de 2024.
 
Assessoria.


Notícias Relacionadas »
Comentários »