Um caminhoneiro foi preso na última quarta-feira (12) em Presidente Médici (RO) após quase colidir com uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-364. O homem estava sob efeito de drogas.
De acordo com a PRF, uma equipe realizava patrulhamento pela rodovia quando quase foi atingida por uma carreta. O caminhoneiro tentou forçar uma ultrapassagem e perdeu o controle da direção, forçando os veículos que estavam na pista contrária, incluindo a viatura da PRF, a entrarem no acostamento para evitar a colisão.
O caminhoneiro foi abordado e submetido ao teste do drogômetro, que constatou a presença de cocaína no organismo do homem. O suspeito foi preso por "conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de droga".
Conforme a PRF, o drogômetro detecta o uso de mais de 15 tipos de substâncias ilícitas. O aparelho não é regulamentado pelo Contran, e por isso não pode ser utilizado para embasar autos de infração, como multas, porém, o resultado pode ser utilizado como prova válida nos registros de crime de trânsito. Fonte G1