O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) celebrou parceria com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania para oferta de cursos da Escola de Conselhos. Uma das ações do órgão é a oferta de curso de formação continuada para profissionais ligados ao Sistema de Garantia de Direitos (SGDCA), que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Entre os profissionais a serem atendidos estão conselheiros tutelares, conselheiros municipais e estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, profissionais de saúde, educação e assistência social, participantes de associações e cooperativas que atuam com crianças e adolescentes e há vagas para adolescentes que participam de ações como grêmios estudantis, Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) e movimentos sociais.
A intenção é capacitar cerca de 1.200 pessoas no estado de Rondônia. Os cursos serão ofertados de forma híbrida, sendo 50% ofertado em ambiente virtual de aprendizagem e 50% ofertado em encontros presenciais. Para as primeiras turmas, os encontros presenciais ocorrerão em outubro e em novembro, nos dez campi do IFRO.
O objetivo da descentralização é favorecer o deslocamento dos conselheiros tutelares e demais profissionais entre os municípios, reduzindo distâncias e facilitando o acesso. Com previsão de publicação dos editais ainda neste mês de agosto, voltados para a seleção dos participantes e dos profissionais que atuarão no curso.
“A ideia é fornecer uma educação permanente e continuada para que as pessoas que realizam ações com crianças e adolescentes possam fazê-las de forma adequada, tendo como premissa a proteção, a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente por meio da implementação de políticas públicas e ações práticas profissionais. Esse é um ano importante para implementação da Escola de Conselhos, porque, no final de 2023, passamos por um processo de escolha dos novos conselheiros tutelares no Brasil inteiro, muitos deles eleitos pela primeira vez”, afirmou Marcia Tesser, Coordenadora Estadual da Escola de Conselhos do IFRO.