O governo de Rondônia cancelou o tradicional desfile Cívico-Militar do dia 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil. O motivo é o perigo causado pela fumaça que encobre o estado há semanas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (30) por meio de uma nota.
A decisão é fundamentada no alerta para potencial risco e prejuízos à saúde causados no público alvo, isso porque o evento ocorre ao ar-livre. Cidades como Porto Velho estão há cerca de quatro semanas consecutivas encobertas por fumaça.
Em ofício, o governo aponta que a Secretária de Estado da Educação (Seduc) já havia comunicado a impossibilidade de participação das unidades escolares estaduais nos eventos programados para a Semana da Pátria.
A decisão foi tomada em resposta à Situação de Emergência Estadual, nível 2, que foi declarada devido aos incêndios florestais, somada aos riscos à saúde pública.
Estado de emergência
No início da semana, o governo de Rondônia decretou estado de emergência em razão da quantidade de incêndios florestais que se espalham a cada dia pelo estado. Os incêndios registrados em Rondônia no ano de 2024 bateram recordes.
Entre o dia 1º de janeiro e 26 de agosto, mais de 5,5 mil focos de incêndio foram quantificados no estado. A única vez que a região teve registros mais numerosos que esses foi em 2019, quando mais de 6,4 mil focos foram identificados.