O avanço de uma nova frente fria pelo Brasil deve amenizar as temperaturas em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com a massa de ar frio, algumas capitais podem ter queda de até 10 graus nas máximas.
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a partir deste sábado (14), a chuva deve ser espalhar mais pelo Paraná, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul. Também pode chover de forma muito isolada no sudoeste do Mato Grosso.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), quase todo o estado de Santa Catarina e do Paraná podem ter até 100 milímetros de chuva e ventos intensos, de até 100 km/h.
O sistema, que se formou no Sul do país no meio da semana, vai avançar para o Sudeste e Centro-Oeste ao longo do fim de semana. A previsão é que o tempo vire no domingo, com um dia com mais nebulosidade e temperaturas amenas.
"No domingo, a frente fria chega em São Paulo. Deve chover forte no litoral do estado, principalmente de domingo para segunda. Na capital, a chuva deve vir na segunda, mas não deve ser forte", comenta Luengo.
Antes da chegada da frente fria, essas regiões ainda devem ter muito calor neste sábado, podendo registrar inclusive novos recordes de calor. Isso porque a onda de calor, que já atua no país há mais de uma semana, se soma ao efeito pré-frontal.
O efeito pré-frontal é um fenômeno caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria. Isso acontece porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, gerando uma compressão e elevando os termômetros.
Apesar da mudança de tempo prevista, o alívio não deve durar muito. Segundo Luengo, as temperaturas já voltam a subir se novo na próxima semana.
"Mesmo com o refresco por causa da frente fria, volta a esquentar nessas regiões lá para quarta ou quinta-feira da semana que vem", prevê o meteorologista.
A frente fria deve fazer com que as temperaturas tenham uma queda significativa em boa parte dos estados do Sul e do Sudeste, e também em parte do Centro-Oeste.
Como as máximas estavam muito elevadas, a maioria das regiões devem ter apenas um tempo mais ameno – apesar da diferença que deve ser observada entre as máximas em comparação aos últimos dias.
Segundo o Inmet, as capitais dessas regiões que devem ter as maiores quedas nas temperaturas nos próximos dias são:
Rio de Janeiro Sábado (14) máxima - 39°C mínima - 19°C Domingo (15) máxima - 33°C mínima - 18°C
QUANDO A CHUVA VOLTA A SER REGULAR?
Mesmo com o avanço de algumas frentes frias pelo país, como a deste fim de semana, o bloqueio atmosférico que se instalou sobre a região central do país é considerado forte e ainda deve demorar para ser quebrado totalmente.
Segundo os meteorologistas, a curto prazo, ainda não há expectativa para que a chuva volte a ficar regular no país.
"Nós só vamos começar a pensar nessas pancadas de chuva caindo quase todas as tardes a partir da segunda quinzena de outubro", analisa Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.
Até lá, as chuvas devem se concentrar em pontos isolados da costa leste do Nordeste, no sul do Nordeste, partes do litoral do Sudeste e extremo Norte.