01/10/2024 às 23h19min - Atualizada em 01/10/2024 às 23h19min
Deputada Sílvia Cristina reforça a importância dos exames preventivos de câncer de mama e colo do útero
Iniciando o Outubro Rosa, mês de prevenção da doença, parlamentar orienta que mulheres façam os preventivos
Gazeta Rondônia
Assessoria
A deputada federal Sílvia Cristina participou na manhã desta terça-feira (01), no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná, de uma solenidade que marcou o início da campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.
“Sempre reforço a importância da realização dos exames preventivos. É muito importante que nós, mulheres, cuidemos de nossa saúde. Prevenir é o melhor remédio. Quanto mais cedo identificar a doença, maiores as chances de cura e menor o tempo de tratamento, na maioria dos casos. Vamos nos cuidar, vamos nos prevenir”, destacou a parlamentar.
Ela fez um relato de sua luta pessoal contra o câncer de mama.
"Aos 33 anos, descobri o câncer de mama e sei o quanto é doloroso enfrentar essa doença terrível. Fui mutilada, mas fiz todo o tratamento e graças a Deus estou curada e dando meu testemunho, para encorajar que outras mulheres se cuidem, que façam os exames e busquem o tratamento, caso haja a presença do câncer".
Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp Números
Os números são assustadores: Uma em cada seis mulheres terá câncer de mama. No Brasil, são 73,6 mil novos casos anuais de câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais incidente em mulheres em todas as regiões do país. É neste cenário que a campanha do Outubro Rosa, de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, ganha a cada ano mais força.
Prevenção
Sílvia Cristina reforçou a necessidade de diagnóstico precoce, ressaltando que as mulheres precisam buscar os exames sempre, não apenas quando tiver nódulos na mama. "Acima dos 40 anos, precisam fazer os exames de forma rotineira. As mulheres com menos de 40 anos, devem fazer o autoexame continuamente", completou.
Assessoria.