Léo Moraes, prefeito eleito de Porto Velho - Foto: Divulgação.
O candidato do PODEMOS, Léo Moraes, enfrentou uma verdadeira guerra para poder chegar ao final desta campanha, derrotando todas as maiores forças políticas do estado de Rondônia, e a consequência dessa vitória, vai refletir na campanha de 2026, já que o grupão formado pelos 12 partidos que se juntaram no primeiro turno, além do PDT e SOLIDARIEDADE que se somaram no segundo turno para eleger Mariana Carvalho e que tinham como objetivo principal, a eleição de 2026.
Léo desbancou toda a cúpula do governo, seis deputados Federais, dois senadores, a Assembleia Legislativa incluindo os 24 deputados estaduais, a câmara de vereadores com todos os 21 atuais vereadores, e praticamente todos os 23 vereadores eleitos pela coligação do grupão.
No final da campanha, em uma verdadeira guerra de "quem pode mais", Léo trouxe para sua propaganda eleitoral, o povo, e Mariana preferiu apostar no casal Bolsonaro, na ex-ministra Damares Alves e na véspera, até o polêmico deputado federal Nicolas Ferreira.
O divisor de águas da campanha vitoriosa de Léo Moraes, com certeza foi o apoio do deputado federal Fernando Máximo, que tomou para si, a responsabilidade de fazer de Léo, o prefeito de Porto Velho.
Fernando Máximo se sentiu traído pela cúpula do grupão, que lhe tiraram o direito de ser o candidato do Partido UNIÃO BRASIL, no momento em que ele era o favorito em todas as enquetes na pré-campanha, e agora ele deu o troco.
Léo Moraes venceu uma guerra de Fake News espalhadas ao longo de toda a campanha, travando uma verdadeira batalha judicial para desmascarar as Fakes produzidas, muitas vezes, por apoiadores aloprados, com medo de perder um cargo comissionado ou até com pretensões de ganhar uma boquinha na administração.
Agora o prefeito eleito vai ter tempo para montar sua equipe de governo, mas antes disso, ele vai ter que fazer a transição, e com certeza ele não terá vida fácil. Além disso, Léo vai ter que trabalhar com uma câmara de vereadores totalmente de oposição, com dificuldades até para escolher seu líder na casa de leis.
Com o resultado da eleição, Léo Moraes sai desse processo, como um dos maiores líderes políticos do estado de Rondônia, e com certeza, a eleição 2026 vai passar por sua caneta. Quem viver, verá!