29/10/2024 às 22h15min - Atualizada em 29/10/2024 às 22h15min

Escola de Conselhos do IFRO ministra primeiras aulas presenciais nos Campi Ji-Paraná e Cacoal

Gazeta Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou entre os dias 14 e 18 de outubro as primeiras aulas presenciais do Projeto da Escola de Conselhos de Rondônia. As aulas foram ministradas nos Campi Ji-Paraná e Cacoal. As vagas foram ofertadas para atender as demandas dos alunos dos municípios de Cacoal, Ji-Paraná, São Felipe do Oeste, Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Alto Alegre dos Parecis, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeiropólis, Urupá, Alvorada do Oeste e Presidente Médice.

As aulas presenciais abordaram estudos de diversos casos vivenciados pelos profissionais inscritos. O Projeto Escola de Conselhos de Rondônia acontece em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), ofertando o curso de Formação Continuada em Promoção, Proteção e Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes.


A capacitação é destinada a Conselheiros Tutelares, integrantes dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, servidores públicos, participantes de movimentos sociais e associações de crianças e adolescentes de Rondônia. O curso tem 120 horas e é ofertado na modalidade híbrida (50% presencial e 50% a distância). As aulas presenciais acontecem uma semana por mês, nos Campi do IFRO: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho (Calama e Zona Norte), São Miguel do Guaporé e Vilhena.

A Coordenadora-Geral da Escola de Conselhos de Rondônia, Márcia Tesser, explicou que o programa visa contribuir com a qualificação dos agentes envolvidos na proteção e na defesa de direitos de crianças e adolescentes de Rondônia.

 
“A parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) foi de fundamental importância para reativação da Escola de Conselhos, que tem um papel fundamental na qualificação dos integrantes dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, servidores públicos, participantes de movimentos sociais e associações de crianças e adolescentes do Estado de Rondônia. Nessas primeiras aulas pudemos vivenciar o estudo de casos, reconhecer as dificuldades e traçar fluxos de atendimento para cada caso”, destacou a Coordenadora.

Assessoria.


Notícias Relacionadas »
Comentários »