Não reeleito na última eleição, o vereador Jurandir Rodrigues de Oliveira, o “Jurandir Bengala” (Republicanos), foi preso nesta quinta-feira (31), acusado de incêndio florestal em uma área no distrito de Rio Pardo, zona rural de Porto Velho. Ele negou a acusação, pagou fiança de R$ 10 mil e vai responder ao crime em liberdade.
De acordo com da ocorrência, equipes da PM e Corpo de Bombeiros realizavam patrulhamento pela Operação Queimadas apoio ao CBMRO desencadeada pelo Governo do Estado.
Na altura da linha 67, Km 21, os agentes públicos observaram fogo em andamento e ao chegar ao local encontraram o vereador saindo de dentro da mata com um filho.
Abordados, os policiais encontraram um isqueiro no bolso de “Jurandir Bengala”. Ele alegou que era fumante, mas nenhuma carteira de cigarro foi encontrada nas vestes e nem no veículo dele.
O vereador disse que a propriedade pertence a esposa e a PM informou no registro de ocorrência que havia quase 10 hectares de florestas desmatadas. “Jurandir Bengala” acabou preso pela destruição a floresta e por provocar incêndio.
Na delegacia, o vereador afirmou que por volta das 16h30, viu fumaça saindo da propriedade da esposa, foi ao local ver sobre riscos de propagação, mas como não constatou nada, já ia embora quando foi abordado. Ele pagou fiança e foi liberado.