26/05/2021 às 13h53min - Atualizada em 26/05/2021 às 13h53min

Com avanço da construção civil, aumenta a consciência da importância do profissional de engenharia na região de Cerejeiras

Gazeta Rondônia
Rildo Costa

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Os engenheiros Maycon e Luciana fazem acompanhamento de obras em Cerejeiras. Clientes estão buscando mais ajuda profissional. (Foto: Rildo Costa)
Junto com o avanço da construção civil na região de Cerejeiras, também tem avançado a preocupação com a qualidade da execução das obras. E qualidade é contar com profissionais qualificados.

Nos últimos anos, novos profissionais do ramo, como os engenheiros civis, passaram a ganhar espaço neste mercado que sempre existiu, mas que agora se mostra mais maduro.


E este amadurecimento tem se dado especialmente pelo lado dos clientes, que são os donos das obras. Cada vez mais tem havido uma conscientização de que, além do indispensável trabalho do pedreiro, também é necessário um profissional de engenharia para a conclusão de uma obra.

O engenheiro civil Maycon Rodrigues, do escritório Lima Rodrigues Engenharia, de Cerejeiras, é um dos novos profissionais que têm ajudado a amadurecer o mercado da construção civil na região. O engenheiro relata que tem investido num modelo de trabalho que se mostra como um diferencial para o mercado de construção civil. “Meu modo de trabalhar é acompanhar a obra do cliente, do início ao fim, desde a concepção do projeto até o acabamento”.

Segundo ele, o acompanhamento permite que o cliente e o engenheiro tomem as melhores decisões possíveis na execução da obra. “Assim temos condições de discutir com o cliente o que de fato ele quer. O acompanhamento também proporciona que, caso o cliente queira alguma mudança no projeto durante a execução da obra, que esta mudança seja feita com segurança e sem causar problemas e prejuízos”, diz Maycon, que trabalha com a colega Luciana Viotto Milani, também engenheira e com especialização em design de interiores.

A dona de uma das obras atendidas pela dupla de engenheiros citados acima, Bárbara de Castro, revela que o acompanhamento de obra por parte dos profissionais de engenharia a deixa mais tranquila. “Com este acompanhamento deles, eu não fico preocupada, pois sei que eles são os responsáveis e eu confio neles”.

Além dos donos das obras, os operadores que nelas trabalham, como os pedreiros e pintores, também têm se conscientizado da importância de um profissional qualificado para acompanhar a obra.

Em outra obra em andamento, já em fase de acabamento, o pintor e instalador de gesso Wallar Xavier afirma que o acompanhamento de um engenheiro garante a execução correta por parte de quem, literalmente, coloca a mão na massa para executar a obra. “Como eu trabalho na fase de acabamento, às vezes tenho que concertar erros na construção. Quando a obra tem um projeto e um acompanhamento de um engenheiro, esses problemas são evitados”, diz. E complementa: “Além disso, a presença do engenheiro na obra ajuda os operários, como pedreiro, eletricista e pintor, a interpretarem o que está no projeto”.

A despesa com projeto feito pelo engenheiro civil pode representar só 5% do custo de uma obra. No entanto, segundo afirmam os profissionais do setor, os retornos superam aos custos, pois um projeto bem-elaborado e o acompanhamento de um engenheiro civil evitam problemas que custariam bem mais que o percentual gasto com o projeto. “A diferença de uma obra que tem muitos problemas para uma que não apresenta problemas é de apenas 10% do custo, pois uma obra mal executada gasta tanto material ou até mais quanto uma bem-executada. É por isso que o profissional de engenharia é um investimento que vale a pena”, diz o engenheiro Maycon Rodrigues.

O outro benefício de ter um assessoramento técnico de um profissional de engenharia civil é que as obras de hoje não são mais simples como eram antigamente, como explica o engenheiro civil Anderson Orlando, da Terenge, também um escritório de engenharia de Cerejeiras. “As obras estão ficando cada vez mais complexas. Por causa desta complexidade, há cada vez mais dificuldades de leitura de projetos por parte dos executores da obra. Por isso, a presença do profissional de engenharia em todas as fases da obra é fundamental”, explica o profissional.

Com o avanço da construção civil e, junto a isso, com o aumento da consciência da importância do profissional de engenharia para o bom andamento da obra, as edificações residenciais e comerciais em Cerejeiras ganham uma nova cara. As obras já concluídas mostram isso: casas e prédios bem acabados, com uma estética moderna e, principalmente, sem dores de cabeça depois de prontas.
 




 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »