28/05/2021 às 20h19min - Atualizada em 28/05/2021 às 20h19min

Equipe do Programa Criança Feliz realiza Pit Stop de conscientização no "Dia do Brincar" em Cerejeiras

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. É por meio dos jogos e brincadeiras que as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas. As crianças aprendem o tempo todo, seja sozinhas, seja com outras crianças, com objetos, com adultos. Brincar é um direito, e as situações que são promovidas pelas brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento da autonomia.

O brincar é a linguagem da criança, essa ação se desenvolve nas áreas tanto cognitiva, quanto afetiva, motora e social”. 

Sua importância é tanta que é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem até um dia de celebração: 28 de maio.

Alusivo a essa data, que foi criada em 1999 e celebrada pela primeira vez em 2000, a equipe de profissionais do Programa Feliz, composta pelas servidoras Marta, Priscila, coordenadora Cristinéia e Rayane realizaram, nesta data, um Pit Stop nas principais avenidas de Cerejeiras, com entrega de panfletos recheado de sugestões de brincadeiras para as famílias realizarem com as crianças, em conjunto com servidores do CRAS/CREAS e SEMAS.

Marta, Priscila, Cristinéia e Rayane

Marta, Priscila, Cristinéia e Rayane


Segundo o artigo 31° da convenção sobre os diretos da criança, das Nações Unidas. o brincar traz vantagens como diversão, educação e o aumento da concentração e convivência. Pensando nisso o Criança Feliz organizou em parceria com a SEMED, CRAS/CREAS E SEMAS, uma forma de conscientizar os munícipes sobre a importância de manter as brincadeiras, especialmente durante a pandemia. Em parceria com o projeto, a secretaria municipal de educação - SEMED distribuiu nas escolas panfletos para que os mesmos fossem encaminhados com as atividades escolares das crianças.

Sugestões de Brincadeiras

Sugestões de Brincadeiras

Essa campanha de conscientização criada pelo programa Criança Feliz é a primeira de muitas que virão para comemoração desse dia. Se trata de uma aliança pela infância, é o brincar como forma de imaginar, Afirmou Cristineia

Durante o período de isolamento social, algumas atividades ficaram limitadas e está cada vez mais difícil manter as crianças tranquilas dentro de casa. O afastamento da rotina escolar, dos amigos e dos familiares tem criado o que alguns chamam de “estresse tóxico”, no qual as crianças ficam inquietas e entediadas, e as famílias tiveram que se reinventar. 

Algumas dicas para garantir a diversão:

- Escolha um horário em que as crianças não estejam cansadas ou com fome, tampouco precisem relaxar logo depois.

- Organize o espaço em que a brincadeira acontecerá. Há três motivos para isso: facilitar a circulação e garantir a segurança; mostrar a todos que diferentes ambientes da casa podem ter usos variados; e chamar as crianças para a brincadeira.

 - Use os materiais que você possui, faça as adaptações necessárias, ajuste as propostas ao que é possível na sua casa e reinvente as brincadeiras tradicionais, do tempo dos pais, tios, avós e bisavós.

- Em algumas atividades, os brincantes têm papéis definidos. Por exemplo, alguém precisa ser o pegador e os demais, os fugitivos. Procure revezar esses papéis, isso aumenta a autonomia das crianças e pode tornar a brincadeira mais divertida para todos. Contudo, o ideal é que o adulto comece exercendo o papel de quem comanda a brincadeira até que as crianças aprendam.

- As crianças gostam de repetir as brincadeiras. Então, não se preocupe em oferecer sugestões novas todos os dias. As brincadeiras podem ser repetidas enquanto estiverem interessando às crianças. Às vezes, variar um pouco a forma de brincar mantém a curiosidade dos pequenos.

- As mesmas brincadeiras podem ser muito divertidas em diferentes idades. Contudo, a partir de determinada fase, a criança terá mais condições de entender as propostas, desenvolvendo-as com mais autonomia.

Confira as fotos do Pit Stop

 
Equipe Criança Feliz de Cerejeiras

Equipe Criança Feliz de Cerejeiras



Equipe Criança Feliz durante Pit Stop em semáforo de Cerejeiras

Equipe Criança Feliz durante Pit Stop em semáforo de Cerejeiras



Marta caracterizada para alegria das crianças no Pit Stop

Marta caracterizada para alegria das crianças no Pit Stop



Equipe Criança Feliz e SEMAS unidas com um mesmo objetivo

Equipe Criança Feliz e SEMAS unidas com um mesmo objetivo



 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »