Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. É por meio dos jogos e brincadeiras que as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas. As crianças aprendem o tempo todo, seja sozinhas, seja com outras crianças, com objetos, com adultos. Brincar é um direito, e as situações que são promovidas pelas brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento da autonomia.
O brincar é a linguagem da criança, essa ação se desenvolve nas áreas tanto cognitiva, quanto afetiva, motora e social”.
Sua importância é tanta que é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem até um dia de celebração: 28 de maio.
Alusivo a essa data, que foi criada em 1999 e celebrada pela primeira vez em 2000, a equipe de profissionais do Programa Feliz, composta pelas servidoras Marta, Priscila, coordenadora Cristinéia e Rayane realizaram, nesta data, um Pit Stop nas principais avenidas de Cerejeiras, com entrega de panfletos recheado de sugestões de brincadeiras para as famílias realizarem com as crianças, em conjunto com servidores do CRAS/CREAS e SEMAS.
Essa campanha de conscientização criada pelo programa Criança Feliz é a primeira de muitas que virão para comemoração desse dia. Se trata de uma aliança pela infância, é o brincar como forma de imaginar, Afirmou Cristineia
Durante o período de isolamento social, algumas atividades ficaram limitadas e está cada vez mais difícil manter as crianças tranquilas dentro de casa. O afastamento da rotina escolar, dos amigos e dos familiares tem criado o que alguns chamam de “estresse tóxico”, no qual as crianças ficam inquietas e entediadas, e as famílias tiveram que se reinventar.
- Escolha um horário em que as crianças não estejam cansadas ou com fome, tampouco precisem relaxar logo depois.
- Organize o espaço em que a brincadeira acontecerá. Há três motivos para isso: facilitar a circulação e garantir a segurança; mostrar a todos que diferentes ambientes da casa podem ter usos variados; e chamar as crianças para a brincadeira.
- Use os materiais que você possui, faça as adaptações necessárias, ajuste as propostas ao que é possível na sua casa e reinvente as brincadeiras tradicionais, do tempo dos pais, tios, avós e bisavós.
- Em algumas atividades, os brincantes têm papéis definidos. Por exemplo, alguém precisa ser o pegador e os demais, os fugitivos. Procure revezar esses papéis, isso aumenta a autonomia das crianças e pode tornar a brincadeira mais divertida para todos. Contudo, o ideal é que o adulto comece exercendo o papel de quem comanda a brincadeira até que as crianças aprendam.
- As crianças gostam de repetir as brincadeiras. Então, não se preocupe em oferecer sugestões novas todos os dias. As brincadeiras podem ser repetidas enquanto estiverem interessando às crianças. Às vezes, variar um pouco a forma de brincar mantém a curiosidade dos pequenos.
- As mesmas brincadeiras podem ser muito divertidas em diferentes idades. Contudo, a partir de determinada fase, a criança terá mais condições de entender as propostas, desenvolvendo-as com mais autonomia.