28/05/2021 às 20h19min - Atualizada em 28/05/2021 às 20h19min

CONESUL: Extensionistas da Emater participam de palestra sobre prevenção de queimadas

Gazeta Rondônia
SECOM-RO
Fortalecendo as medidas de prevenção e orientações, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), firmou parceria com a Entidade autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Cone Sul para juntos, intensificar as orientações de prevenção e combate a queimadas nas propriedades.

A palestra por videoconferência aconteceu na manhã desta sexta-feira (28) e contou com a participação de extensionistas de todos os escritórios locais do Cone Sul. Ministrada pela gerente do escritório de gestão ambiental em Vilhena, Nayara Dorigon Rodrigues, que abordou a necessidade de orientar o produtor sobre a maneira correta para as pequenas queimadas com o intuito de limpeza ou preparo do solo antes do plantio.

“Muitas vezes, essa prática é feita de maneira indiscriminada e sem acompanhamento. Como nossa região é seca, conta com áreas de cerrado e bastante braquiária, havendo grandes chances de um pequeno fogo se alastrar e causar prejuízos irreparáveis”, destacou Nayara.

A cada ano, o registro de queimadas ilegais e focos de incêndio vêm aumentando. Diante da situação, o Governo busca fortalecer as campanhas de conscientização, alertando sobre o risco de ação descontrolada causada pelo fogo e a saúde da população, devido ao excesso de fumaça, agravando aqueles que têm problemas respiratórios.

A Sedam conta com o apoio dos extensionistas da Emater, que estão diariamente com os produtores rurais, para reforçar que o agricultor necessita, antes de realizar qualquer ato de queimada em leiras, protocolar o requerimento padrão solicitando para o gerente do escritório local da Sedam a emissão de autorização sobre o uso de fogo.

DENÚNCIAS

Nayara destaca a importância da colaboração do cidadão nos casos de denúncias de crimes ambientais cometidos, lembrando que nas situações que favoreçam atos irregulares, o responsável é autuado. Reforçou também as orientações que devem ser alentadas aos produtores, sobre como planejar a queimada com antecedência, organizando a leira ao longo do ano, respeitando a largura dos aceiros, jamais queimando resíduos plásticos e vegetais, cuidando atenciosamente do fogo para não haver alastramento e ter sempre em mãos enxada, abafador, foice, bomba costal e balde com água, ou seja, qualquer material útil para controlar o fogo.

O gerente regional da Emater-Cone Sul, Cleverson Oliveira, parabenizou o trabalho realizado pela Sedam e garantiu que as equipes dos escritórios locais estarão reforçando a campanha de conscientização. “Estaremos intensificando a ação em programas de rádio e levando pessoalmente aos produtores as orientações de prevenção e cuidados”.
 
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você desenvolveu algum transtorno relacionado à saúde mental durante a pandemia?

42.9%
0%
0%
0%
57.1%
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp